Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113873
Título: “There is no grave where more than ten corpses have not been buried”: the modern mass graves of the necropolis of Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisbon)
Outros títulos: "Não ha sepultura onde se não tenham enterrado mais de dez cadáveres": as valas comuns de época moderna da necrópole do Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisboa), uma prática funerária de recurso
Autor: Leirião, Carina
Carvalho, Liliana Matias de
Amarante, Ana
Henriques, Susana
Wasterlain, Sofia
Palavras-chave: Práticas funerárias; Enterramentos atípicos; História da Saúde Pública; Epidemias; Hospital Militar
Data: Nov-2023
Editora: Associação dos Arqueólogos Portugueses
Citação: Leirão, C.; Carvalho, L.M.; Amarante, A.; Henriques, S.; Wasterlain, N.S. 2023. “NÃO HA SEPULTURA ONDE SE NÃOTENHAM ENTERRADO MAIS DE DEZCADÁVERES”: AS VALAS COMUNS DEÉPOCA MODERNA DA NECRÓPOLE DOHOSPITAL DOS SOLDADOS (CASTELODE SÃO JORGE, LISBOA), UMA PRÁTICAFUNERÁRIA DE RECURSO (3) (PDF) “There is no grave where more than ten corpses have not been buried”: the modern mass graves of the necropolis of Hospital dos Soldados (Castelo de São Jorge, Lisbon). in Arqueologia em Portugal/2023 - Estado da Questão. Associação Arqueólogos Portugueses. Coimbra.
Projeto: UIDB/00283/2020 
SFRH/BD/144136/2019 
Relatório da Série N.º: IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses/Arqueologia em Portugal, 2023-Estado da Questão;
Título da revista, periódico, livro ou evento: Arqueologia em Portugal / 2023 – Estado da Questã
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Entre os séculos XVI e XVIII funcionaram na Rua do Recolhimento (Lisboa) um Hospital Militar e respetivanecrópole, cuja terceira fase de utilização revelou 18 valas comuns com 69 enterramentos. Os dados de antropo-logia funerária e paleodemografia foram analisados com o objetivo de perceber a relação entre este ritual fune-rário e as “pestes” da época. Os indivíduos, compatíveis com uma população militar, estavam maioritariamenteinumados em valas com 3 e 4 enterramentos, em decúbito dorsal e orientação O-E/E-O. O espólio era escasso epessoal. Este ritual parece refletir uma adaptação ao espaço disponível de inumação face ao número de mortespossivelmente causadas pelas “pestes” da época.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113873
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CIAS - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Nohsepulturaondenosetenhamenterradomaisde10cadveres.pdf367.15 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons