Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113570
Título: Análise SWOT de duas farmácias comunitárias durante a pandemia COVID-19
Autor: Paiva, Catarina
Paiva, Pedro
Pita, João Rui
Palavras-chave: farmácia comunitária; análise SWOT; pandemia; Covid-19
Data: 2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Acta Farmacêutica Portuguesa
Volume: 12
Número: 1
Resumo: Dada a importância estratégica que a farmácia comunitária apresenta no sistema de saúde é, em época de pandemia, essencial que o serviço das farmácias continue a assegurar a qualidade e eficácia a que nos habituaram, continuando a contribuir para o normal acesso à medicação, promovendo o uso racional do medicamento e o bem-estar da comunidade e funcionando também como pontos de informação, podendo diminuir o uso de deslocações desnecessárias às urgências. Considerando que vivemos tempos diferentes devido à pandemia Covid-19 e que a nova “normalidade” será diferente da que conhecíamos o planeamento estratégico poderá assumir particular importância. Pretende-se com este trabalho realizar a análise SWOT, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) de duas farmácias comunitárias localizadas em meios distintos. O objetivo é proporcionar às farmácias em análise um momento de reflexão estratégica, que lhes permita encarar os desafios que se preveem para os próximos tempos. Outra finalidade é a identificação das diferenças entre uma farmácia em meio urbano e em meio rural. Como resultado da análise estratégica SWOT houve duas áreas que se salientaram, pela sua transversalidade e pelo sublinhado colocado nas questões pela gestão de topo: a presença reforçada nas redes sociais e no on-line e a procura de serviços complementares para aumentar a oferta e atrair mais clientes. Estas questões, apesar da intenção de as trabalhar independentemente da pandemia do Covid-19, serão aceleradas na análise e implementação, como resultado da pandemia atual.
Given the strategical importance that the community pharmacy has in the health system, it is essential, in a time of pandemic, that the pharmacy service continues to ensure the quality and effectiveness to which we have become accustomed, continuing to contribute to normal access to medication, promoting rational use of the drug and the well-being of the community and also functioning as information spots, which can reduce the number of unnecessary visits to the emergency room. Considering that we live in unusual times due to the Covid-19 pandemic and that the new “normality” will be different from what we knew before, strategic planning may assume particular importance. This work intends to analyze SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats) of two community pharmacies located in distinct places. The main objective is to provide the analyzed pharmacies with a moment of strategic reflection, allowing them to face the challenges that are expected for the coming time. Another purpose is to identify the differences between an urban pharmacy and a rural one. As a result of the SWOT strategical analysis, there were two areas that stood out, due to their transversal nature and the emphasis placed on issues by the management of the firms: the reinforced presence in social networks and online and the demand for complementary services to increase offer and attract more customers. These issues will be analysed and implemented with more celerity as a result of the current pandemic despite our intention to work on them before and independently of the Covid-19 pandemic.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113570
ISSN: 2182-3340
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
361-Texto Artigo-897-1-10-20230711.pdf155.62 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

49
Visto em 8/mai/2024

Downloads

24
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.