Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113390
Título: Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
Autor: Valenzuela, Andrés Palma
Damião, Maria Helena
Palavras-chave: Narrativa Educativas; Educação Humanista; Currículo Escolar
Data: 2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Educação e Emancipação
Volume: 11
Número: 2
Resumo: Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).
In the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).
URI: https://hdl.handle.net/10316/113390
ISSN: 2358-4319
1677-6097
DOI: 10.18764/2358-4319.v11n2p11-33
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
9527-Texto do artigo-28533-2-10-20180813.pdf469.37 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

15
Visto em 24/jul/2024

Downloads

8
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons