Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/113101
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorLagos, Beatriz Oliveira Reis da Rocha-
dc.date.accessioned2024-02-05T23:04:18Z-
dc.date.available2024-02-05T23:04:18Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2024-02-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/113101-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAutism spectrum disorder (ASD), commonly referred to as autism, is a prevalent and highly hereditary neurodevelopmental disorder characterized by a diverse range of cognitive traits. It is characterized by challenges in social interaction, communication, motor and visual coordination, memory and focus, and the presence of restricted or repetitive behaviors, making it a lifelong condition that significantly impacts an individual’s daily functioning, relationships, and overall well-being. Recognizing the need for tailored solutions to address these unique obstacles, this project was initiated to develop and assess interactive educational applications and games explicitly designed to cater to the needs of individuals with autism and related characteristics. Leveraging Python, Blender, and Motion Capture technologies, the project integrates a diverse array of tools for the comprehensive development of the interactive system. Using Python to develop the interactive system, enabling the individual to use the application and play the games at a distance, in the form of hand and other body parts recognition, Blender to develop the avatar from scratch and Motion Capture to create its movements. The evaluation phase encompasses both participants with and without autism characteristics, yielding valuable insights into the efficacy of the application. The results underscore the app's potential to deliver positive benefits for individuals with autism and lay the groundwork for prospective improvements and advancements.eng
dc.description.abstractO transtorno do espectro do autismo (TEA), normalmente referido como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento prevalente e altamente hereditário, caracterizado por uma ampla gama de características cognitivas. É caracterizado por desafios de interação social, comunicação, coordenação motora e visual, memória e foco, e a presença de comportamentos restritos ou repetitivos, tornando-se uma condição permanente que impacta significativamente o funcionamento diário, os relacionamentos e o bem-estar geral de um indivíduo. Reconhecendo a necessidade de soluções personalizadas para resolver estes obstáculos únicos, este projecto foi criado para desenvolver e avaliar uma aplicação educativa que contém jogos interactivos, explicitamente concebidos para satisfazer as necessidades de indivíduos com autismo e características relacionadas. Usufruindo das tecnologias Python, Blender e Motion Capture, o projeto integra uma gama diversificada de ferramentas para o desenvolvimento abrangente do sistema interativo. Utilizando Python para desenvolver o sistema interativo, possibilitando ao indivíduo utilizar a aplicação e jogar os jogos à distância, na forma de reconhecimento de mãos e outras partes do corpo, Blender para desenvolver o avatar do zero e Motion Capture para criar os seus movimentos. A fase de avaliação abrange participantes com e sem características de autismo, produzindo informações valiosas sobre a eficácia da aplicação. Os resultados ressaltam o potencial do aplicativo para proporcionar benefícios positivos para indivíduos com autismo e estabelecer as bases para possíveis melhorias e avanços.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectInteractive Gameseng
dc.subjectPythoneng
dc.subjectBlender, Motion Captureeng
dc.subjectAvatareng
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectJogos Interactivospor
dc.subjectPythonpor
dc.subjectBlender, Motion Capturepor
dc.subjectAvatarpor
dc.titleWorkout Music Station – An Interactive System for people with ASDeng
dc.title.alternativeEstação de Música para Treinar – Um sistema interativo para pessoas com TEApor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleWorkout Music Station – An Interactive System for people with ASDeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203393295-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLagos, Beatriz Oliveira Reis da Rocha::0000-0001-5592-4102-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCoimbra, António Paulo Mendes Breda Dias-
uc.degree.elementojuriMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
uc.degree.elementojuriSilva, Vítor Manuel Mendes da-
uc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho::0000-0002-4903-3554-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
DissertationBeatriz_v3_final.pdf70.88 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons