Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/112955
Título: | A “Aventura MindSerena” com estudantes de Ensino Superior: Um estudo de adaptação de um Programa Baseado em Mindfulness | Autor: | Fernandes, Helena Oliveira, Albertina Lima de Quadros, Cristina Mano, Patrícia |
Palavras-chave: | Mindfulness; Ensino Superior; Ensino a distância; Jovens adultos | Data: | 2023 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Sensos-E | Volume: | 10 | Número: | 3 | Resumo: | O presente artigo descreve a adaptação do programa Aventura MindSerena, inicialmente desenhado para o ensino básico, para estudantes do ensino superior. Este programa constitui um componente do modelo MindSerena, baseado nos princípios do Mindfulness e do desenvolvimento sustentável. Participaram no programa, 6 estudantes da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. O programa teve a duração de oito semanas e decorreu pela via online. Para avaliação do seu efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando entrevistas semi-estruturadas, respondidas por escrito. Os resultados preliminares apontam para mudanças nas atitudes das participantes, demonstrando uma abordagem mais humanizada e tolerante, em relação a si próprias e aos demais. Salienta-se, também, o aumento da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e de edificar uma cultura ecológica e contemplativa. Deste trabalho emergem indicações para a aplicação do Programa Aventura MindSerena no referido contexto, sendo discutidas implicações dos resultados para investigações futuras. This article describes the adaptation of the MindSerena Adventure program, initially designed for basic education, for higher education students. This program is a component of the MindSerena model, based on the principles of Mindfulness and sustainable development. Six students from the Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, participated in this study. To evaluate its effect, a qualitative methodology was used, based on semi-structured interviews. Preliminary results point to changes in the participants' attitudes, demonstrating a more humanized and tolerant approach in relation to themselves and others. Also noteworthy is the increased awareness of the need to preserve the environment and to build an ecological and contemplative culture. From this work, indications for the application of this program with higher education students emerged and the implications of these results for future investigations are discussed. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/112955 | DOI: | 10.34630/sensos-e.v10i3.5015 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art.+2.pdf | 819.26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
31
Visto em 16/out/2024
Downloads
22
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.