Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112955
Title: A “Aventura MindSerena” com estudantes de Ensino Superior: Um estudo de adaptação de um Programa Baseado em Mindfulness
Authors: Fernandes, Helena 
Oliveira, Albertina Lima de 
Quadros, Cristina
Mano, Patrícia
Keywords: Mindfulness; Ensino Superior; Ensino a distância; Jovens adultos
Issue Date: 2023
Serial title, monograph or event: Sensos-E
Volume: 10
Issue: 3
Abstract: O presente artigo descreve a adaptação do programa Aventura MindSerena, inicialmente desenhado para o ensino básico, para estudantes do ensino superior. Este programa constitui um componente do modelo MindSerena, baseado nos princípios do Mindfulness e do desenvolvimento sustentável. Participaram no programa, 6 estudantes da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. O programa teve a duração de oito semanas e decorreu pela via online. Para avaliação do seu efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, usando entrevistas semi-estruturadas, respondidas por escrito. Os resultados preliminares apontam para mudanças nas atitudes das participantes, demonstrando uma abordagem mais humanizada e tolerante, em relação a si próprias e aos demais. Salienta-se, também, o aumento da consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e de edificar uma cultura ecológica e contemplativa. Deste trabalho emergem indicações para a aplicação do Programa Aventura MindSerena no referido contexto, sendo discutidas implicações dos resultados para investigações futuras.
This article describes the adaptation of the MindSerena Adventure program, initially designed for basic education, for higher education students. This program is a component of the MindSerena model, based on the principles of Mindfulness and sustainable development. Six students from the Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, participated in this study. To evaluate its effect, a qualitative methodology was used, based on semi-structured interviews. Preliminary results point to changes in the participants' attitudes, demonstrating a more humanized and tolerant approach in relation to themselves and others. Also noteworthy is the increased awareness of the need to preserve the environment and to build an ecological and contemplative culture. From this work, indications for the application of this program with higher education students emerged and the implications of these results for future investigations are discussed.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112955
DOI: 10.34630/sensos-e.v10i3.5015
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Art.+2.pdf819.26 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

10
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

1
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.