Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11265
Title: Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Fonseca, Cátia Margarida Marques da 
Orientador: Carvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva
Gil, Francisco Paulo de Sá Campos
Keywords: Aquecimento global; Desenvolvimento sustentável - ensino das ciências; Experiências educativas - ciênciasd Físico-Químicas; Formação de professores - processo de Bolonha; Investigação - definição; WebQuests
Issue Date: Jul-2009
Citation: Fonseca, Cátia Margarida Marques Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009
Abstract: A presença da ciência e tecnologia no dia-a-dia torna imperativo que os cidadãos tenham conhecimentos científicos gerais para compreenderem as soluções necessárias à mitigação de problemas ambientais, que deverão ter em conta riscos e benefícios, limitações da ciência e vantagens e desvantagens económicas. É necessário formar jovens, com espírito crítico face ao conhecimento científico, cabendo aos professores motivá-los para aprender. Apresentam-se dois estudos desenvolvidos com alunos do 8º ano de escolaridade. Para cada um foi elaborado um teste escrito, utilizado como pré e pós-teste, entre os quais se desenvolveu a intervenção. Para recolha de dados, utilizaram-se também entrevistas, observação directa e um questionário de opinião. O primeiro estudo consistiu na elaboração de uma WebQuest sobre aquecimento global e reacções de combustão, utilizada como recurso de aprendizagem de orientação construtivista numa turma. Aparentemente, a utilização da WebQuest contribuiu para que os alunos desenvolvessem competências em novas tecnologias, pesquisa, análise e selecção de informação relevante e argumentação. Simultaneamente, emergiram lacunas em competências de língua materna e ao nível de uma cultura de trabalho, cujo impacto nos resultados da intervenção é difícil de avaliar. Contudo, dados relativos à aquisição de conhecimentos e superação de concepções incorrectas, permitem concluir que a utilização da WebQuest terá contribuído para, numa perspectiva química/ambiental, os alunos efectivamente melhorarem a sua literacia científica, um requisito para adoptarem atituadequados numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. O segundo estudo consistiu na integração de actividades laboratoriais em duas turmas. Numa, conjugaram-se as actividades laboratoriais sugeridas pelas Orientações Curriculares e as mais frequentemente sugeridas nos manuais consultados. Na outra, além destas adicionaram-se outras, visando incluir actividades laboratoriais na abordagem de todos os conteúdos-chave. Nas duas turmas reestruturou-se a sequência dos conteúdos, de forma a, além de se interligar melhor os temas Som e Luz, se optimizar o tempo disponível para permitir a realização das actividades laboratoriais. Após a intervenção verificou-se a desmistificação de concepções incorrectas diagnosticadas, além de uma nova postura dos alunos perante o estudo e impacto das ciências no dia-a-dia, através do seu envolvimento em actividades laboratoriais realizadas com recurso a materiais acessíveis às escolas. Apresenta-se a planificação e inserção em sala de aula dos recursos elaborados, tendo em conta estratégias de superação de dificuldades diagnosticadas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/11265
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_FINAL.pdf4.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

374
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

246
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.