Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112569
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EBI/JI PROFESSOR DOUTOR FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA DO 6ºD NO ANO LETIVO 2022/2023 IMPACTO DA SEMANA PARA TOD@S NOS ALUNOS DO 9ºANO RELATIVAMENTE À INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE EBI/JI SCHOOL PROFESSOR FERRER CORREIA WITH THE CLASS OF THE 6TH D IN THE ACADEMIC YEAR 2022/2023 IMPACT OF THE WEEK FOR TOD@S ON 9TH GRADE STUDENTS REGARDING INCLUSION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES
Autor: Lourenço, Fausto Jorge Dias
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Semana para Tod@s; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Week for Tod@s
Data: 24-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EBI/JI PROFESSOR DOUTOR FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA DO 6ºD NO ANO LETIVO 2022/2023 IMPACTO DA SEMANA PARA TOD@S NOS ALUNOS DO 9ºANO RELATIVAMENTE À INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Local de edição ou do evento: ESCOLA EBI/JI PROFESSOR DOUTOR FERRER CORREIA
Resumo: O presente documento apresenta a reflexão crítica do Estágio Pedagógico 2022/2023 na Escola EBI/JI Professor Doutor Ferrer Correia, no âmbito da unidade curricular “Estágio Pedagógico”, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. As áreas de intervenção foram quatro: Atividades de Ensino-aprendizagem, Atividades de Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias e Ético-profissional. O desenvolvimento deste documento foi realizado em três capítulos diferenciados. Na primeira parte do documento fiz referência à expectativa inicial e à caracterização do contexto. Posto isto, o segundo capítulo foi direcionado para a reflexão sobre a prática pedagógica, relativamente às atividades de ensino-aprendizagem, como as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Aqui descrevo como foi a minha experiência e intervenção como professor estagiário nos diferentes ciclos de ensino, as dificuldades sentidas, a organização do ano letivo e a operacionalização dos conteúdos lecionados. No entanto, a área de Atividades de Ensino-Aprendizagem incidiu sobre a turma D do 6º ano e todas as áreas que fazem parte do EP foram aprofundadas aqui. A última parte, relacionada com o tema-problema, estudo realizado aos alunos da turma F do 9º ano de escolaridade, relativamente ao impacto da Semana para Tpd@s face à inclusão nas aulas de Educação Física. Neste âmbito analisou-se o impacto que a “Semana para Tod@s” teve nos alunos.
This document presents the critical reflection of the Teacher Training 2022/2023 at the EBI/JI School Professor Ferrer Correia, within the scope of the curricular unit "Internship Report", of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Coimbra. The areas of intervention were four: Teaching-learning Activities, School Organization and Management Activities, Projects and Partnerships and Ethical-professional.The development of this document was carried out in three different chapters. In the first part of the document, I referred to the initial expectation and the characterization of the context. Having said that, the second chapter was directed to the reflection on the pedagogical practice, in relation to the teaching-learning activities, such as the activities of organization and school management, the educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. Here I describe how was my experience and intervention as a trainee teacher in the different cycles of teaching, the difficulties felt, the organization of the school year and the operationalization of the contents taught. However, the area of Teaching-Learning Activities focused on the 6th D class and all the areas that are part of the EP were deepened here. The last part, related to the theme-problem, a study conducted with the students of class F of the 9th grade of schooling, regarding the impact of the Week for Tpd@s in relation to the inclusion in Physical Education classes. The last part, related to the theme-problem, a study conducted with the students of class F of the 9th grade, regarding the inclusion in Physical Education classes. In this context, the impact that the "Week for Tod@s" had on the students was analyzed.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112569
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatorio final estágio Fausto.pdf2.51 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

34
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons