Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112564
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA, COM AS TURMAS DO 11.ºPB (ENSINO PROFISSIONAL) E 9.ºC, NO ANO LETIVO DE 2022/2023
Other Titles: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED IN THE GROUP OF SCHOOLS IN TÁBUA, WITH THE CLASSES OF THE 11th PB (PROFESSIONAL EDUCATION) AND 9th CLASS, IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023
Authors: Gonçalves, Abílio Domingos Henriques
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Estágio Pedagógico; Aprendizagem motora; Feedback Autocontrolado; Perceção de Competência; Pedagogical Internship; Motor Learning; Self-controlled Feedback; Perception of Competence
Issue Date: 17-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE TÁBUA, COM AS TURMAS DO 11.ºPB (ENSINO PROFISSIONAL) E 9.ºC, NO ANO LETIVO DE 2022/2023
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Tábua
Abstract: O Estágio Pedagógico insere-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Este estágio foi concretizado no Agrupamento de Escolas de Tábua, mais propriamente na Escola Secundária de Tábua com intervenção na turma do 11ºPB do Curso Profissional Técnico de Desporto e na turma do 9ºC do ensino regular. O presente Relatório compreende, através de uma análise reflexiva, todo o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico ao longo do ano letivo.Este relatório está estruturado segundo 3 capítulos: I – Contextualização da prática; II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica e III – Tema-problema.Relativamente ao tema-problema, este foi realizado no 3º período nas turmas do 8ºA, 8ºB e 9ºC, e teve com principal objetivo perceber o efeito do feedback autocontrolado na aquisição de uma habilidade motora e o papel da perceção de competência nas diferenças de resultados entre grupos. Para o estudo participaram 46 alunos, 22 do género feminino e 24 do género masculino, distribuídos por dois grupos: Grupo Feedback Autocontrolado (GFA), com autonomia para solicitar feedback após realizarem a tarefa, e o Grupo de Controlo (GC), sem autonomia para solicitar feedback. A tarefa consistiu no lançamento de um dardo em três fases distintas. Na Fase de Aquisição (FA) os alunos realizaram 25 lançamentos e responderam a um questionário IMIp - Inventário de Motivação Intrínseca. Na Fase de Retenção (FR) e na Fase de Transferência (FT), realizadas com uma semana de intervalo, os alunos realizaram 10 lançamentos. Os resultados indicaram que o feedback autocontrolado favoreceu a aprendizagem motora do lançamento do dardo. Os resultados mostraram ainda que o GC teve níveis superiores de perceção de competência em relação ao GFA.
The Pedagogical Internship is part of the study plan for the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, at the University of Coimbra. This internship took place at the Tábua Group of Schools, more specifically at the Tábua Secondary School, with intervention in the 11th PB class of the Professional Technical Sports Course and in the 9th class of regular education.This Report includes, through a reflective analysis, all the work carried out in the Pedagogical Internship throughout the school year.This report is structured according to 3 chapters: I - Contextualisation of the practice; II - Reflective Analysis on Pedagogical Practice and III - Theme-problem.Regarding the theme-problem, this was carried out in the 3rd period in the classes of 8th A, 8th B and 9ºC, and its main objective was to understand the effect of self-controlled feedback on the acquisition of a motor skill and the role of the perception of competence in the differences in results between groups. For the study, 46 students participated, 22 females and 24 males, divided into two groups: Self-Controlled Feedback Group (GFA), with autonomy to request feedback after completing the task, and the Control Group (GC), without autonomy to request feedback. The task consisted of throwing a javelin in three distinct phases. In the Acquisition Phase (FA) students performed 25 launches and answered an IMIp questionnaire - Intrinsic Motivation Inventory. In the Retention Phase (FR) and in the Transfer Phase (FT), performed one week apart, the students performed 10 launches. The results indicated that self-controlled feedback favored the motor learning of javelin throwing. The results also showed that the GC had higher levels of perceived competence in relation to the GFA.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112564
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

51
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons