Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112561
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA Secundária de Tábua JUNTO DA TURMA DO 8ºA NO ANO LETIVO DE 2022/2023 - O FEEDBACK AUTOCONTROLADO E O PRAZER/INTERESSE NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS
Outros títulos: REPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT ESCOLA SECONDARIA DE TÁBUA WITH THE 8TH A CLASS IN THE SCHOOL YEAR OF 2022/2023 - THE SELF-CONTROLLED FEEDBACK AND THE PLEASURE/INTEREST IN THE ACQUISITION OF MOTOR SKILLS
Autor: Oliveira, Jorge Fernando Figueiredo de
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Learnin; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention
Data: 17-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA Secundária de Tábua JUNTO DA TURMA DO 8ºA NO ANO LETIVO DE 2022/2023 - O FEEDBACK AUTOCONTROLADO E O PRAZER/INTERESSE NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O presente Relatório de Estágio consiste numa análise crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica supervisionada e desenvolvida na Escola Secundária de Tábua, junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2022/2023. Sendo a última etapa antes da profissionalização docente, o Estágio Pedagógico consiste na aplicação dos conteúdos teóricos e práticos, de forma a adquirir conhecimentos em contexto real que são extremamente importantes para a carreira docente.Este documento apresenta todo o processo desenvolvido em contexto de estágio, bem como a sua reflexão fundamentada com rigor científico. Em cada área de intervenção foi feita uma análise crítico-reflexiva acerca de todo o processo desenvolvido durante todo o percurso, desde as dificuldades sentidas no início do ano letivo até à evolução significativa que se foi sentindo ao longo dos períodos. Em cada área de intervenção consideram-se de extrema importância todas as competências adquiridas que são a base para a futura docência. O presente documento está estruturado e organizado em três capítulos. O primeiro visa a contextualização da prática desenvolvida, dando a conhecer a história de vida, a razão pela escolha desta profissão e a caraterização do contexto onde ocorreu a intervenção pedagógica. O segundo consiste na análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida ao nível das quatro áreas de intervenção: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e, por fim, a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo consiste na apresentação do estudo de investigação realizado ao longo do Estágio Pedagógico relacionado com o benefício do feedback autocontrolado na aquisição de habilidades motoras, um estudo realizado junto de três turmas do 3º ciclo.
This Internship Report consists of a critical-reflective analysis of the supervised pedagogical practice developed at Escola Secundária de Tábua, with the 8th grade class in the academic year 2022/2023. Being the last stage before teaching professionalization, the Pedagogical Internship consists of applying theoretical and practical contents, in order to acquire knowledge in a real context that is extremely important for the teaching career.This document presents the entire process developed in the context of the internship, as well as its scientifically grounded reflection. In each area of intervention, a critical-reflective analysis was made of the entire process developed throughout the course, from the difficulties felt at the beginning of the school year to the significant evolution that was felt over the periods. In each area of intervention, all acquired skills that are the basis for future teaching are considered extremely important.This document is structured and organized into three chapters. The first aims at contextualizing the practice developed, making known the life story, the reason for choosing this profession and the characterization of the context where the pedagogical intervention took place. The second consists of a reflective analysis of the pedagogical practice developed in terms of the four areas of intervention: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships and, finally, the ethical-professional attitude. The third chapter consists of the presentation of the research study carried out during the Pedagogical Internship related to the benefit of self-controlled feedback in the acquisition of motor skills, a study carried out with three classes of the 3rd cycle.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112561
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Jorge Oliveira_Relatório de Estágio.pdf5.61 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

36
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons