Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112560
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2022/2023 “A INFLUÊNCIA DOS CIRCUITOS LÚDICO-DIDÁTICOS NA MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DO 1ºCICLO DE ENSINO”
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL, WITH THE 9THB CLASS, IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023 "THE INFLUENCE OF LUDIC-DIDACTIC CIRCUITS ON THE IMPROVEMENT OF PHYSICAL FITNESS IN CHILDREN OF THE 1ST CYCLE OF EDUCATION"
Authors: Cardoso, Henrique da Cunha
Orientador: Simões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente
Keywords: Estágio Pedagógico; Circuitos Lúdico-Didáticos; Educação Física; Aptidão Física; Pedagogical Internship; Physical Fitness; Physical Education; Circuits
Issue Date: 18-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2022/2023 “A INFLUÊNCIA DOS CIRCUITOS LÚDICO-DIDÁTICOS NA MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DO 1ºCICLO DE ENSINO”
Place of publication or event: Escola Básica Marquês de Marialva
Abstract: O Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física desenvolvido ao longo de dois anos é finalizado com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico que colmata o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Marquês de Marialva, junto com a turma do 9ºB, no ano letivo de 2023/2023. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido ao longo do ano letivo aplicando todo o conhecimento e aprendizagens desenvolvidas e obtidas, em contexto escolar, com o auxílio da observação e orientação de todos os intervenientes como forma de evoluir enquanto docente de Educação Física. O objetivo deste relatório é referir os momentos que ocorreram ao longo de todo o Estágio, nomeadamente, as aprendizagens, as tomadas de decisões e dificuldades, através de uma reflexão crítica como forma de evoluir para um futuro próximo. O Relatório de Estágio é constituído por três capítulos que visa a referência de diferentes ações realizadas ao longo do ano letivo. O primeiro capítulo aborda uma contextualização da prática pedagógica, o perfil inicial de cada um e aquilo que estamos à espera que vá acontecer, ou seja, é feita uma reflexão pessoal inicial daquilo que expectamos. No segundo capítulo engloba aquilo que se encontra diretamente relacionado com o estágio pedagógico em si, nomeadamente, as fases de planeamento, de realização e por fim de avaliação. É abordado também as restantes áreas de intervenção como as atividades desenvolvidas, a assessoria realizada ao Diretor de turma, como também os projetos e parcerias educativas. No que diz respeito ao último capítulo, o mesmo visa o desenvolvimento do tema-problema, que neste caso, será em torno da influência dos circuitos lúdico-didáticos na melhoria da aptidão física em crianças do 1ºciclo de Ensino, através da comparação de dados obtidos na realização de diferentes testes.
The Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, developed over two years, ends with the completion of the Pedagogical Internship Report that covers the Pedagogical Internship held at Escola Básica Marquês de Marialva, with the class of 9thB, in the school year 2023/2023. The Pedagogical Internship was developed throughout the school year, applying all the knowledge and learning developed and obtained in a school context, with the help of observation and guidance of all the intervening parties as a way to evolve as a Physical Education teacher. The aim of this report is to refer the moments that occurred throughout the whole Internship, namely, the learning, the decisions and difficulties, through a critical reflection as a way to evolve for the near future. The Internship Report consists of three chapters that aim to reference the different actions taken throughout the school year. The first chapter covers a contextualization of the teaching practice, the initial profile of each one and what we expect to happen, i.e., an initial personal reflection of what we expect. The second chapter covers what is directly related to the pedagogical internship itself, namely, the phases of planning, implementation and finally evaluation. The remaining areas of intervention are also covered, such as the activities developed, the advice given to the class director, as well as the projects and educational partnerships. In what concerns the last chapter, it aims to develop the theme-problem, which in this case, will be around the influence of playful-didactic circuits in improving physical fitness in children of 1st cycle of education, through the comparison of data obtained in the performance of different tests.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112560
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

16
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons