Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112560
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente-
dc.contributor.authorCardoso, Henrique da Cunha-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:02:50Z-
dc.date.available2024-01-31T23:02:50Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112560-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física desenvolvido ao longo de dois anos é finalizado com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico que colmata o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica Marquês de Marialva, junto com a turma do 9ºB, no ano letivo de 2023/2023. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido ao longo do ano letivo aplicando todo o conhecimento e aprendizagens desenvolvidas e obtidas, em contexto escolar, com o auxílio da observação e orientação de todos os intervenientes como forma de evoluir enquanto docente de Educação Física. O objetivo deste relatório é referir os momentos que ocorreram ao longo de todo o Estágio, nomeadamente, as aprendizagens, as tomadas de decisões e dificuldades, através de uma reflexão crítica como forma de evoluir para um futuro próximo. O Relatório de Estágio é constituído por três capítulos que visa a referência de diferentes ações realizadas ao longo do ano letivo. O primeiro capítulo aborda uma contextualização da prática pedagógica, o perfil inicial de cada um e aquilo que estamos à espera que vá acontecer, ou seja, é feita uma reflexão pessoal inicial daquilo que expectamos. No segundo capítulo engloba aquilo que se encontra diretamente relacionado com o estágio pedagógico em si, nomeadamente, as fases de planeamento, de realização e por fim de avaliação. É abordado também as restantes áreas de intervenção como as atividades desenvolvidas, a assessoria realizada ao Diretor de turma, como também os projetos e parcerias educativas. No que diz respeito ao último capítulo, o mesmo visa o desenvolvimento do tema-problema, que neste caso, será em torno da influência dos circuitos lúdico-didáticos na melhoria da aptidão física em crianças do 1ºciclo de Ensino, através da comparação de dados obtidos na realização de diferentes testes.por
dc.description.abstractThe Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, developed over two years, ends with the completion of the Pedagogical Internship Report that covers the Pedagogical Internship held at Escola Básica Marquês de Marialva, with the class of 9thB, in the school year 2023/2023. The Pedagogical Internship was developed throughout the school year, applying all the knowledge and learning developed and obtained in a school context, with the help of observation and guidance of all the intervening parties as a way to evolve as a Physical Education teacher. The aim of this report is to refer the moments that occurred throughout the whole Internship, namely, the learning, the decisions and difficulties, through a critical reflection as a way to evolve for the near future. The Internship Report consists of three chapters that aim to reference the different actions taken throughout the school year. The first chapter covers a contextualization of the teaching practice, the initial profile of each one and what we expect to happen, i.e., an initial personal reflection of what we expect. The second chapter covers what is directly related to the pedagogical internship itself, namely, the phases of planning, implementation and finally evaluation. The remaining areas of intervention are also covered, such as the activities developed, the advice given to the class director, as well as the projects and educational partnerships. In what concerns the last chapter, it aims to develop the theme-problem, which in this case, will be around the influence of playful-didactic circuits in improving physical fitness in children of 1st cycle of education, through the comparison of data obtained in the performance of different tests.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectCircuitos Lúdico-Didáticospor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Fitnesseng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectCircuitseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2022/2023 “A INFLUÊNCIA DOS CIRCUITOS LÚDICO-DIDÁTICOS NA MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DO 1ºCICLO DE ENSINO”por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL, WITH THE 9THB CLASS, IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023 "THE INFLUENCE OF LUDIC-DIDACTIC CIRCUITS ON THE IMPROVEMENT OF PHYSICAL FITNESS IN CHILDREN OF THE 1ST CYCLE OF EDUCATION"eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica Marquês de Marialva-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2022/2023 “A INFLUÊNCIA DOS CIRCUITOS LÚDICO-DIDÁTICOS NA MELHORIA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DO 1ºCICLO DE ENSINO”por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495179-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCardoso, Henrique da Cunha::0009-0000-7802-2494-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriSimões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente-
uc.contributor.advisorSimões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons