Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112544
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 12ºA, no ano letivo de 2022/2023 “Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo género, de estudantes do ensino secundário, relacionando com a sua vivência emocional”
Other Titles: Teacher Training developed at Escola Secundária da Lousã, with the 12th grade class A, in the academic year 2022/2023. "What is the effect of an intervention program of traditional sports games on the transformation of attitudes, in relation to the gender stereotype, on high school students, relating these with emotional experience"
Authors: Vaz, Rui Alexandre Ferreira
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Keywords: Estágio pedagógico; Educação física; Jogos tradicionais; Emoções; Igualdade de género; teacher training; physical education; traditional games; emotions; gender equality
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 12ºA, no ano letivo de 2022/2023 “Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo género, de estudantes do ensino secundário, relacionando com a sua vivência emocional”
Place of publication or event: Escola Secundária da Lousã
Abstract: O presente documento visa o momento de estágio pedagógico no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundários.O estágio pedagógico corresponde ao ano letivo de 2022/2023, desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com a turma do 12º A, acompanhado pela professoraDoutora orientadora da faculdade, Luísa Mesquita e pelo professor cooperante da Escola ESL, João Moreira.Ao longo deste documento são retratados os aspetos referentes às vivências experienciadas ao longo do estágio pedagógico de uma forma critica e reflexiva, estando o documento dividido em três capítulos. O primeiro capítulo contém uma contextualização da prática desenvolvida ao longo do estágio pedagógico, fazendo referência às expectativas iniciais, bem como à caraterização do meio e às atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.O capítulo II diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida, abordando o trabalho desenvolvido, a intervenção pedagógica, a avaliação, como também, as questões dilemáticas e atitude ético profissional ao longo do estágio pedagógico.Por fim, o capítulo III é centrado no tema-problema, desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, denominado: “Qual o efeito de um programa de intervenção de jogos tradicionais na transformação das atitudes, em relação ao estereótipo género, de estudantes do ensino secundário, relacionando com a sua vivência emocional?”. Este estudo teve como conclusão um efeito de aumento das emoções positivas ao longo do estudo e uma diminuição das emoções negativas ao longo do mesmo.
This document is an overview of my teacher training within the scope of the curricular unit ‘Internship Report’, of the 2nd year of the Master’s Degree in Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Schools. I conducted my pedagogical internship in the school year of 2022/2023, in Escola Secundária da Lousã {Secondary School of Lousã}, teaching class 12º A. I was accompanied by my academic supervisor phd Luísa Mesquita and the cooperating teacher of Escola Secundária da Lousã, João Moreira.Throughout this document, I offer a critical reflection on my pedagogical experiences during this training period. The document is divided into three chapters. The first chapter contextualises my pedagogical practice, explores my initial expectations and characterises the work environment and activities developed throughout the year.Chapter II presents a reflective analysis of my pedagogical practice, encompassing the work that was done, the pedagogical intervention, the evaluation, the problems I encountered, and my own professional ethics throughout the internship.Finally, chapter III focuses on the central issue: ‘What is the effect of an intervention program based on traditional games on the transformation of attitudes towards gender stereotypes in high school students, taking into consideration their emotional experiences.’The conclusion of this study was an effect of increased positive emotions throughout the study and a decrease in negative emotions throughout the study .
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112544
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório Estagio_Rui-Vaz Final.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons