Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112542
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma 7.º D, no ano letivo 2022/2023
Outros títulos: Pedagogical Training Report developed at Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class 7.D, in the school year 2022/2023
Autor: Sampaio, João Pedro Marques
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Análise Didática; Motivação; Teacher Training; Phisical Education; Teaching Learning; Didactic Analysis; Motivation
Data: 21-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma 7.º D, no ano letivo 2022/2023
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: This report aims to reflect the work developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia - Coimbra, in order to obtain the professionalisation in Physical Education teaching in basic and secondary education supervised by Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), being framed in the teaching and non-teaching practice of the trainee.The Training Report, on the one hand, reflects all the teaching-learning activities developed with the class of 7th D, as well as the dimensions of school management, projects and educational partnerships and ethical-professional attitude and, on the other hand, presents the research theme which focused on the motivation for the practice of Physical Education among males and females. With this study, we wanted to understand the benefits of motivation in the teaching-learning processes and then understand the type of students of the school under analysis in their relation with the practice of PE, in order to rethink the classes according to this grounded knowledge. The aim was to understand in which motivational factors there are differences, if boys are more motivated to the practice of PE than girls and if girls are more exposed to physical inactivity in PE classes, as traditionally thought.Thus, this report is divided into three chapters, one of contextual character, another of reflective nature based on the curricular and extracurricular practice developed, and the last one of presentation of the problem theme addressed.The appendices serve to illustrate aspects referred to throughout the report.
Este relatório visa espelhar o trabalho desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia - Coimbra, com vista à obtenção da profissionalização em ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário supervisionada pela Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), estando enquadrado na prática letiva e não letiva do estagiário.O Relatório de Estágio, por um lado, reflete todas as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas junto da turma do 7.º D, bem como as dimensões de gestão escolar, de projetos e parcerias educativas e de atitude ético-profissional e, por outro, apresenta o tema de investigação que incidiu sobre a motivação para a prática de EF entre os sexos masculino/feminino. Com este estudo, quis-se perceber quais os benefícios da motivação nos processos de ensino-aprendizagem e daí compreender o tipo de alunos da Escola em análise na sua relação com a prática da EF, de forma a repensar-se as aulas em função desse conhecimento fundamentado. Pretendeu-se percecionar em que fatores motivacionais se verificam diferenças, se os rapazes são mais motivados para a prática da EF do que as raparigas e se estas estão mais expostas à inatividade física nas aulas de EF, como tradicionalmente se pensa.Assim, o presente relatório apresenta-se dividido em três capítulos, um de caráter contextual, outro de cariz reflexivo baseado na prática curricular e extracurricular desenvolvidas, e o último de apresentação do tema-problema tratado.Os anexos servem para ilustrar aspetos referidos ao longo do relatório.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112542
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

28
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons