Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112541
Título: Relatório de Estágio
Outros títulos: Internship Report
Autor: Belo, Rúben Filipe Domingues
Orientador: Simões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Unidades Didáticas; Planeamento; Physical Education; Teacher Training; Didactic Units; Planning
Data: 18-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio
Local de edição ou do evento: Escola Secundária Lima-de-Faria
Resumo: A realização do presente documento surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, integrado no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). Este trabalho académico é resultante da experiência profissional desenvolvida ao longo do Estágio Pedagógico (EP), na Escola Secundária Lima-de-Faria (ESLdF), com a turma do 9ºLF2, no ano letivo de 2022/2023.O Estágio Pedagógico é o momento onde o estudante coloca em prática todas as aprendizagens e conhecimentos académicos resultantes dos anos em que frequentou a licenciatura e o mestrado. Este simboliza também o término de um ciclo de formação pedagógica, colocando agora em prática os resultados de aprendizagem de forma constante e diária.Este documento tem como objetivo caracterizar e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido, demonstrando assim as práticas realizadas e respetivos resultados de aprendizagem ao longo do EP. Este documento, para além de ser descritivo, também toma uma abordagem crítica e reflexiva, tendo como base as observações realizadas pelos orientadores ao longo do EP, assim como as estratégias e tomadas de decisão que surgiram ao longo deste ciclo anual. O Relatório de Estágio será composto por três capítulos. O primeiro capítulo consiste na contextualização da prática desenvolvida, o segundo será dedicado a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, e o terceiro e último capítulo destina-se a aprofundar o tema/problema que foi trabalhado ao longo do ano letivo, sendo este sobre a seguinte temática: "Compreensão do impacto de um programa de treino da agilidade em Educação Física".
The realization of this document emerges within the scope of the curricular unit Internship Report, integrated in the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), carried out at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC). This academic work results from the professional experience developed during the Teacher Training at Lima-de-Faria Secondary School (ESLdF), with the 9thLF2 class, in the academic year 2022/2023. The Teacher Training is the moment when the student puts into practice all the academic learning and knowledge resulting from the years spent in the undergraduate and master's degrees. It also symbolizes the end of a cycle of pedagogical training, now putting into practice the learning outcomes constantly and daily.This document aims to characterize and reflect on all the work developed, thus demonstrating the practices carried out and their learning outcomes throughout the Teacher Training. This document, in addition to being descriptive, also takes a critical and reflective approach, based on the observations made by the advisors throughout the EP, as well as the strategies and decision-making that emerged throughout this annual cycle. The Internship Report will consist of three chapters. The first chapter consists of contextualizing the practice developed, the second will be dedicated to a reflective analysis of the pedagogical practice, and the third and final chapter will aim to deepen the theme/problem that was worked on throughout the academic year, which is about the following topic: "Understanding the impact of an agility training program in Physical Education".
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112541
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

46
Visto em 16/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons