Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112540
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorAzambuja, Rui Dinis Bento-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:02:31Z-
dc.date.available2024-01-31T23:02:31Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112540-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractEste documento reporta o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este foi um documento que aliou o estudo teórico à aplicação prática em contexto real dos vários conteúdos aprendidos no ano anterior. A construção deste documento é realizada com base nas aprendizagens feitas até então, aprendizagens essas que foram colocadas em prática em contexto real. A realização deste relatório surge como momento de reflexão de todo o percurso enquanto professor estagiário na disciplina de Educação Física, na Escola Dr. Joaquim de Carvalho, no ano letivo de 2022/23, junto da turma C do 9º ano. Este documento é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio. O documento está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo realizamos uma contextualização da prática desenvolvida, apresentando as expectativas iniciais e opções metodológicas, para além da caracterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma. No segundo capítulo, elaboramos uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, dividida em três áreas: Área 1) Atividades de Ensino-Aprendizagem, Área 2) Atividades de Organização e Gestão Escolar e Área 3) Projetos e Parcerias Educativas. Por fim, no terceiro capítulo aprofundamos o tema-problema “A motivação dos alunos da turma C do 9º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho para a prática da Educação Física”.por
dc.description.abstractThis document reports the Pedagogical Internship held at Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho and is part of the master’s degree in teaching physical education in Primary and Secondary Schools, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The construction of this document is based on the learnings done so far, which were then put into practice in a real-life context.The realization of this report is based on the weighting and reflection of the entire journey as a trainee teacher in the discipline of Physical Education, at Escola Dr. Joaquim de Carvalho, in the 2022/23 school year, with a 9th-grade class. This document is carried out within the Internship Report Curricular Unit.The document is organized into three chapters. In the first chapter, we contextualize the developed practice, presenting the initial expectations and methodological options, in addition to the characterization of the school, the disciplinary group, the internship nucleus and the class. In the second, we elaborated a reflective analysis on the pedagogical practice, divided into three areas: Area 1) Teaching-Learning Activities, Area 2) School Organization and Management Activities and Area 3) Educational Projects and Partnerships. Finally, in the third, we deepen the theme-problem “The motivation of students in class of the 9th grade of Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho for the practice of Physical Education”.Keywords: Students; ethical values; learning; physical activity; teaching.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAlunospor
dc.subjectValores éticospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectStudentseng
dc.subjectEthical valueseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPhysical activityeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleA motivação dos alunos para a prática de Educação Físicapor
dc.title.alternativeStudents' motivation to practice Physical Educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleA motivação dos alunos para a prática de Educação Físicapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495675-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAzambuja, Rui Dinis Bento::0009-0004-2613-1065-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes::0000-0002-9619-8618-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Rel_Estg2023_Rui_Azambuja.pdf979.71 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

4
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons