Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112533
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da Turma 7ºC no Ano Letivo 2021/2022
Outros títulos: Teacher Training Report developed at Escola Básica Marquês de Marialva with 7ºC Class in the Academic Year of 2021/2022
Autor: Melo, Mariana Carvalho Correia de
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Autoavaliação; Aprendizagem; Teacher Training; Physical Education; Self-assessment; Learning
Data: 12-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da Turma 7ºC no Ano Letivo 2021/2022
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Resumo: No presente relatório procedemos a uma análise crítica e reflexiva acerca da prática e intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico, decorrido no ano letivo 2021/2022, com lugar na Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, junto da turma do 7ºC. Aquele assumiu-se como uma componente fundamental para a aquisição e desenvolvimento do reportório pedagógico de conhecimentos, competências e aprendizagens essenciais, aplicados num contexto e enquadramento real, situado e orientado, com autonomia e responsabilidade, tendo em vista a nossa formação enquanto futuros professores e a construção da nossa profissionalidade docente. No Estágio Pedagógico defrontámo-nos com as nossas próprias decisões a respeito da prática que realizámos, tendo sempre em vista o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, caminhando no sentido do estabelecimento da competência profissional pretendida. A dificuldade de compreensão do verdadeiro objetivo e valor da autoavaliação, bem como a desvalorização deste instrumento pedagógico como elemento necessário e potenciador do desenvolvimento e aprendizagens dos alunos, levou à problemática desenvolvida neste relatório. Surge, deste modo, devido à insatisfação existente relativamente ao modelo tradicional de avaliação em Educação Física, que continua a confundir a autoavaliação com autoclassificação, assumindo-a com um fim meramente classificativo. Perante isto, surgiu a necessidade de contornar esta visão errada, despreocupada e desvirtuada do autêntico significado de autoavaliação. Neste sentido, foi proposta aos alunos em questão uma verdadeira alternativa de (auto)avaliação na disciplina de Educação Física, através da redação de uma carta pessoal endereçada a um amigo, a um colega ou ao próprio professor, acerca do trabalho desenvolvido pelo aluno até ao momento, concebendo um sistema de avaliação eminentemente qualitativo em Educação Física.
In the following report, a critical and reflective analysis is conducted concerning the pedagogical practice and intervention developed within the scope of the Teacher Training, which took place during the academic year of 2021/2022, at the elementary school “Escola Básica Marquês de Marialva”, in Cantanhede, along the 7ºC class. The Teacher Training was assumed as a fundamental element for the acquisition and development of the pedagogical repertoire of essential knowledge, skills and learning, applied in a real, situated and oriented context, with autonomy and responsibility, aiming to our qualification as future teachers and the construction of our professionalism in teaching. During the Teacher Training, we were faced with our own decisions regarding the practice developed, constantly considering the commitment to the learning and development of the students involved, moving towards to the establishment of the desired professional competence. The difficulty in comprehending the true purpose and value of self-assessment, as well as the depreciation of this pedagogical instrument as a necessary and enabler element of the development and learning of the students, led to the problematic matter developed in this report. It appears, therefore, due to the existent dissatisfaction related to the traditional assessment model in Physical Education, which continues to confuse “self-assessment” with “self-classification”, by assuming it as a tool with a mere classificatory purpose. Therefore, it was necessary to circumvent this wrong, unconcerned and distorted view of the authentic meaning of self-assessment. For that reason, it was proposed to the students in question a true alternative of (self)assessment in the subject of Physical Education, through the construction of a personal letter addressed to a friend, a colleague or the teacher himself, regarding the work developed by the student so far, designing an eminently qualitative evaluation system in Physical Education.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112533
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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