Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112530
Título: “MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. INFUENCIA DA MATURAÇÃO, SEXO E A IDADE”
Outros títulos: “STUDENTS' MOTIVATIONS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION. INFLUENCE OF MATURATION, SEX AND AGE”
Autor: Rosmaninho, Ricardo Santos
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Palavras-chave: Prática Desportiva; Análise Prática; Ensino; Apendizagem; Sports Practice; Pratical Analysis; Teaching; Learning
Data: 12-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: “MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. INFUENCIA DA MATURAÇÃO, SEXO E A IDADE”
Local de edição ou do evento: Escola Secundária Joaquim de Carvalho
Resumo: O principal objetivo deste relatório é o de reportar a superação de desafios através do aprofundamento de conhecimentos, de reflexões, da cooperação com os orientadores e colegas estagiários, tentando assim evoluir enquanto docente.O relatório de estágio é definido como o conjunto de todas as ações desenvolvidas no Estágio Pedagógico, desde o planeamento das aulas e unidades didáticas, das reflexões e das avaliações das mesmas, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos, assim como promover a prática desportiva nas escolas. O Estágio Pedagógico representa a conclusão do Mestrado de Ensino e Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Coimbra e concretizou-se com uma turma da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz.Este relatório encontra-se dividido em 3 capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, com a caracterização do meio escolar, expectativas iniciais e papel no processo formativo; o segundo capítulo referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica que está dividida em quatro áreas - atividade de ensino (aprendizagem), atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional; no terceiro e último capítulo é desenvolvido e aprofundado o caso de estudo deste relatório: “MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO, SEXO E A IDADE”.O relatório de estágio marca o final de uma das etapas mais importantes da vida de um estudante de Ciências do Desporto e Educação Física. Com o culminar de vários anos de estudo, chega agora a hora de o aluno virar professor, e tentar aplicar ao máximo os conhecimentos que adquiriu ao longo dos anos.
The objective of this study is to overcome challenges through the deepening of knowledge, teachers, maintenance with mentors and fellow trainees, thus trying to evolve as a teacher.The internship report is defined as the set of all actions developed in the Pedagogical Internship, from the planning of classes and didactic units, to reflections and evaluations thereof, with the aim of facilitating student learning, as well as promoting practical sports in schools As well as promoting the practice of students we like in schools. The Pedagogical Internship represents the conclusion of the Master's in Teaching and Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Coimbra and took place with a class at the Joaquim de Carvalho Secondary School, Figueira da Foz. This report is composed by 3 chapters: the first concerns the personalization of the developed practice, with the characterization of the school environment, expectations and role in the training process; the second chapter refers to the reflective analysis of the pedagogical practice that is firm in four areas - teaching-learning activity, school organization and management projects and educational partnerships and ethical-professional activities; Third and final chapter developed and this in-depth case study: “STUDENTS' MOTIVATIONS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION. INFLUENCE OF MATURATION, SEX AND AGE”The internship report marks the end of one of the most important stages in the life of a student of Sport Science and Physical Education. With the culmination of several years of study, the time has now come for the student to become a teacher, and to try to apply as much as possible the knowledge he has acquired over the years.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112530
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Rel_Estg2022_Ricardo_Rosmaninho.pdf2.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

8
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons