Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112525
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 7ºC no ano letivo 2022/2023
Other Titles: Teacher Training Report developed at Escola Básica de Vilarinho do Bairro with the 7ºC class in the academic year 2022/2023
Authors: Machado, Francisco Marçalo
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Processo Ensino-Aprendizagem; Intervenção Pedagógica; Aptidão Física; Physical Education; Teacher Training; Teaching-Learning Process; Pedagogical Intervention; Physical Fitness
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro junto da turma do 7ºC no ano letivo 2022/2023
Place of publication or event: Escola Básica de Vilarinho do Bairro
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico é o produto de uma reflexão e análise crítica aprofundada e solidamente fundamentada sobre o percurso efetuado durante a prática pedagógica, no âmbito do Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma do 7ºC no ano letivo de 2022/2023 e inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). Neste documento, constam todas as ações, funções e tarefas desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico de forma reflexiva e fundamentada, que em síntese encerram uma etapa de um docente prestes a iniciar a sua carreira profissional. A composição deste relatório integra um conjunto de elementos essenciais, estando estruturado e dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma contextualização da prática desenvolvida, incluindo um enquadramento pessoal, com base numa reflexão do contexto vivido e os elementos relativos às condições locais e relações educativas. O segundo capítulo, é destinado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde é sustentado os aspetos críticos da intervenção do estagiário e o seu percurso global no estágio, orientada para o desenvolvimento profissional. Este capítulo é composto pelas quatro áreas do Estágio Pedagógico e em cada uma delas são apresentadas as principais dificuldades vivenciadas, as estratégias pedagógicas de superação, a aquisição de competências e outros aspetos fundamentais subjacentes à função de professor. Por fim, o terceiro capítulo, designado pelo aprofundamento do tema-problema, onde foi realizada uma análise comparativa das médias dos resultados dos testes FITEscola e um teste de correlação entre as variáveis, com o objetivo de compreender se a prática de atividades desportivas extracurriculares tem influência nos resultados dos testes de aptidão física. Neste verificou-se que os alunos praticantes apresentam uma média superior nos resultados dos testes de aptidão física assim como uma correlação positiva, quando comparados aos alunos não praticantes. Em síntese, o Estágio Pedagógico foi uma experiência completa que proporcionou inúmeras aprendizagens enriquecedoras e que contribuíram não só para o nosso desenvolvimento pessoal, como também para o nosso desenvolvimento enquanto profissionais na área da Educação Física.
This Teacher Training Report is the product of an in-depth and solidly grounded reflection and critical analysis of the path taken during the pedagogical practice, within the scope of the Teacher Training, developed at the Escola Básica de Vilarinho do Bairro, with the 7th grade class in the school year from 2022/2023 and included in the Master's Degree in Physical Education Teaching for Basic and Secondary Education (MEEFEBS) of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC). This document contains all the actions, functions and tasks developed throughout the Teacher Training in a reflective and reasoned way, which, in summary, end a stage of a teacher about to start his professional career. The composition of this report integrates a set of essential elements, being structured, and divided into three chapters. In the first chapter, a contextualization of the developed practice is carried out, including a personal framework, based on a reflection of the lived context and the elements related to local conditions and educational relationships. The second chapter is intended for the reflective analysis of the pedagogical practice, which sustains the critical aspects of the intern's intervention and his overall path in the internship, oriented towards professional development. This chapter is made up of the four areas of the Teacher Training and in each of them the main difficulties experienced, the pedagogical strategies for overcoming, the acquisition of skills and other fundamental aspects underlying the role of teacher are presented. Finally, the third chapter, designated by the deepening of the theme-problem, where a comparative analysis of the average results of the FITEscola tests and a correlation test between the variables was carried out, with the objective of understanding whether the practice of extracurricular sports activities has influence on the results of physical fitness tests. In this it was verified that the practicing students present a superior average in the results of the tests of physical aptitude as well as a positive correlation, when compared to the non-practicing students. In summary, the Teacher Training was a complete experience that provided countless enriching learning experiences that contributed not only to our personal development, but also to our development as professionals in the field of Physical Education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112525
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

14
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons