Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112524
Título: Relatório De Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Nº2 De São Bernardo, Junto Da Turma I do 9º ano, no ano letivo de 2022/2023
Outros títulos: Teacher Training Report, developed at São Bernardo Elementary School No.2, with Class I of the 9th grade, on the academic year 2022/2023
Autor: Duarte, Bernardo da Costa
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Prática Pedagógica; Perceção Pedagógica; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Pedagogical Practice; Pedagogical Perception
Data: 14-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório De Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica Nº2 De São Bernardo, Junto Da Turma I do 9º ano, no ano letivo de 2022/2023
Local de edição ou do evento: Escola Básica Nº 2 de São Bernardo, Aveiro
Resumo: O presente Relatório de Estágio Pedagógico pretende realizar uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica supervisionada na disciplina de Educação Física. Esta foi desenvolvida na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, pertencente ao Agrupamento de Escolas José Estêvão, mais concretamente. junto da turma I do 9º ano de escolaridade, no ano letivo 2022/2023. O Estágio Pedagógico representa, assim, a etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Este documento está dividido em três capítulos diferentes, onde são abordados temas que estão diretamente relacionados com o Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo, é realizada a contextualização da prática desenvolvida, apresentando as expectativas iniciais e, também, caracterizando o contexto em que esta se insere. No segundo capítulo é realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, explorando diferentes áreas como as atividades ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. Já no terceiro, e último capítulo, aprofundamos o tema “Perceção do professor estagiário, respetivos alunos, orientadora e professores do núcleo de estágio, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de Educação Física.”, com o objetivo de refletir sobre a nossa intervenção pedagógica, observar as diferentes perceções dos participantes neste estudo, verificando a convergência e divergência de perceções, e definir estratégias para melhorar a intervenção pedagógica. Como resultado, observamos um aumento dos valores médios das perceções de todos os grupos envolvidos no estudo, do primeiro momento, para o segundo momento, havendo uma maior convergência de perceções nas dimensões “Planeamento e Organização”, “Instrução” e “Avaliação”.
The aim of this Pedagogical Internship Report is to conduct a reflective analysis of the supervised pedagogical practice in the Physical Education discipline. This practice was carried out at Basic School No. 2 of São Bernardo, which belongs to the José Estêvão School Group, specifically with Class I of the 9th grade, during the academic year 2022/2023. The Teacher Training represents the final stage of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, carried out at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.This document is divided into three different chapters, where topics directly related to the Teacher Training are addressed. In the first chapter, the context of the practice is contextualized, presenting the initial expectations and also characterizing the context in which it is inserted. The second chapter presents a reflective analysis of the pedagogical practice, exploring different areas such as teaching and learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. In the third and final chapter, we delve into the theme "Perception of the intern teacher and their respective students, supervisors, and internship core teachers regarding pedagogical intervention in the context of Physical Education class." The objective is to reflect on our pedagogical intervention, observe the different perceptions of the participants in this study, assess the convergence and divergence of perceptions, and define strategies to improve pedagogical intervention. As a result, we observed an increase in the average scores of perceptions among all groups involved in the study from the first moment to the second moment, with a greater convergence of perceptions in the dimensions of "Planning and Organization," "Instruction," and "Evaluation."
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112524
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Relatório de Estágio - Bernardo Duarte.pdf6.08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

25
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons