Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112513
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE INFANTA DONA MARIA, JUNTO DA TURMA 7ºD, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 ESTUDO DESCRITIVO ENTRE ALUNOS PRATICANTES E NÃO-PRATICANTES DO 7º ANO DA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA (ESDIM) SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT INFANTA DONA MARIA SECONDARY SCHOOL, WITH CLASS 7ºD, IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023
Autor: Pinho, Pedro Miguel Silva
Orientador: Mesquita, Maria Luísa Ferreira de
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Prática Refletiva; Teacher Training; Physical Education; Pedagogical Intervention; Reflective Practice
Data: 14-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE INFANTA DONA MARIA, JUNTO DA TURMA 7ºD, NO ANO LETIVO DE 2022/2023 ESTUDO DESCRITIVO ENTRE ALUNOS PRATICANTES E NÃO-PRATICANTES DO 7º ANO DA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA (ESDIM) SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio Pedagógico apresenta uma análise refletiva do processo de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física (EF), realizada na Escola Secundária Infanta Dona Maria, junto da turma do 7ºD, do 3º ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2022/2023.O estágio pedagógico, inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, constitui-se assim, como uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção de um docente no contexto escolar, bem como as competências de responsabilidade, criatividade, autonomia e tomada de decisão, a elas associadas, permitem o desenvolvimento daquilo que se constituiu como aspetos fundamentais para a prática da docência, quer a nível pessoal, académico e profissional. Assim sendo, este relatório organiza-se em três capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva da prática pedagógica e o aprofundamento do tema problema, denominado de “Estudo descritivo entre alunos praticantes e não-praticantes do 7º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (ESIDM) sobre a motivação para a Educação Física”, cujo os dados sugerem que, no caso dos alunos pertencentes à variável “praticante”, estes apresentam um maior nível de concordância relativamente à motivação intrínseca, sendo que, no caso dos alunos pertencentes à variável “não-praticante”, estes apresentam um maior nível de concordância relativamente à regulação identificada.
This Teacher Training Report presents a reflective analysis of the process of Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, held at the Infanta Dona Maria Secondary School, with the class 7ᵗʰD, of the 3rd cycle of Basic Education, in the 2022/2023 school year.The pedagogical internship, inserted in the study plan of the master’s degree in physical education teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, is thus constituted as an essential learning and growth stage for any professional, enabling him to perform the proposed functions. The experimentation of the different tasks and areas of intervention of a teacher in the school context, as well as the skills of responsibility, creativity, autonomy, and decision-making, associated with them, allow the development of what constituted fundamental aspects for the practice of teaching , both on a personal, academic, and professional level.Therefore, this report is organized into three chapters: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the deepening of the problem theme, called “Descriptive study between practicing and non-practicing students of the 7th year of Escola Secundária Infanta Dona Maria (ESIDM) on motivation for Physical Education", whose data suggest that, in the case of students belonging to the variable "practitioner", they present a higher level of agreement in relation to intrinsic motivation, and, in the case of students belonging to the “non-practicing” variable, they present a higher level of agreement regarding the identified regulation.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112513
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

3
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons