Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112492
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes-
dc.contributor.authorLopes, Cátia Santos-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:39Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:39Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112492-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractA finalização do Estágio Pedagógico representa o fechar de um ciclo rico em aprendizagens e desenvolvimento de competências a nível pessoal e profissional, ao qual se seguirá certamente oportunidades desafiantes. Este é um documento de natureza reflexiva, que demonstra os conhecimentos/competências desenvolvidas ao longo deste processo e estratégias adotadas face às dificuldades/constrangimentos.O presente documento apresenta um Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC). Esta etapa decorreu na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (ESEACD), junto da turma do 12º C, sob orientação do professor Cláudio Sousa e do professor Doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC, no ano letivo de 2022/2023.O documento encontra-se dividido em três capítulos, sendo que no primeiro faremos uma contextualização e enquadramento da prática, no segundo uma análise reflexiva acerca da mesma e no terceiro uma apresentação do estudo realizado, no âmbito do tema problema: “Preferências dos alunos em relação às estratégias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física”. Os dados mostram que os alunos gostam de aprender através do ensino ativo e do autoensino, existindo concordância de género. Em relação às estratégias baseadas na interação social, os dados demonstram uma preferência geral por trabalhar em cooperação. As raparigas gostam mais de trabalhar em cooperação e afiliação, enquanto os rapazes, preferem trabalhar em atividades de competição. Não existem diferenças entre os ciclos de ensino.por
dc.description.abstractThe conclusion of the Pedagogical Internship period represents the End of a cycle rich in learning and development of personal and professional skills, which will certainly be followed by challenging. This is a document of a reflective nature, which demonstrates the knowledge/skills developed throughout this process and the strategies adopted in the face of difficulties/constraints.This document represents an Internship Report, part of the Teacher Training Curricular Unit, within the scope of the master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF), of the University of Coimbra (UC).This stage took place at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School (ESEACD), with the 12th grade class, under the guidance of Professor Cláudio Sousa and the PhD Professor Paulo Nobre, from FCDEF-UC, in the academic year 2022/2023.The document is divided into three chapters, the first of which will contextualize and frame the practice, the second a reflective analysis about it and the third a presentation of a study carried out, about the theme: “Student’s preferences in relation to the teaching strategies used in Physical Education classes”. Data shows that students like to learn through active teaching and self-teaching, with gender agreement. Regarding strategies based on social interaction, the data demonstrate a general preference for working in cooperation. Girls like more to work in cooperation and affiliation, while boys, prefer to work in competition activities. There are no differences between teaching cycles.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEstratégias de Ensinopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching Strategieseng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 12º C NO ANO LETIVO DE 2022/2023por
dc.title.alternativeREPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SECONDARY SCHOOL ENGINEER ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH THE 12th C CLASS IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE JUNTO DA TURMA DO 12º C NO ANO LETIVO DE 2022/2023por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495004-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Cátia Santos::0009-0000-1479-855X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorNobre, Paulo Renato Bernardes::0000-0001-8490-1794-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons