Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112472
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 8ºD no Ano Letivo 2022/2023
Outros títulos: Teacher Training Report developed at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores with the 8th D class in the 2022/2023 School Year
Autor: Lopes, Diogo Jorge Pereira
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Educação Física; Motivação; Ensino Básico; Ensino Secundário; Teoria da Autodeterminação; Physical Education; Basic Education; Secondary Education; Motivation; Self-Determination Theory
Data: 21-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 8ºD no Ano Letivo 2022/2023
Local de edição ou do evento: Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra, Portugal
Resumo: Serve o presente documento para transparecer, de forma clara e inequívoca, a experiência pessoal enquanto Professor Estagiário de Educação Física no ano letivo 2022/2023, na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores.Nesse âmbito, o referido documento expressa, através de uma divisão em quatro capítulos, de acordo com as dimensões do referido estágio. Assim, o primeiro capítulo destina-se à conceptualização prática do momento, desde logo em termos pessoais, assim como da própria instituição e turma.No segundo capítulo, a reflexão debruça-se sobre a análise da ação pedagógica, segundo quatro grandes áreas: atividades de ensino-aprendizagem (planeamento, realização e avaliação), atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional do docente.O capítulo três destina-se ao aprofundamento do Tema-Problema, através da análise da inluência do ciclo de estudos (básico e secundário) na motivação dos alunos para as aulas de educação física.Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação apresenta-se como um conceito complexo, num espetro que se estende desde a amotivação, passando pela motivação intrínseca, e culminando na motivação extrínseca. Contudo, importa perceber, segundo a organização do ensino em Portugal, de que forma essas várias formas de motivação sentidas nos diferentes ciclos de ensino, básico e secundário, influenciam a participação dos alunos nas aulas de Educação Física. Neste sentido, este estudo procurou, através da aplicação do questionário de perceção do locus de causalidade a uma amostra de 435 sujeitos, adaptado de vinte, para dezoito questões, perceber os potenciais níveis de motivação em cada um dos ciclos de ensino. Verificou-se, assim, que o Ensino Básico apresenta um valor médio, e de somatório, superior no que diz respeito à regulação externa e interna, assim como à amotivação. Contrariamente, o Ensino Secundário apresenta uma superiorização no que à regulação identificada e motivação intrínseca diz respeito.Por fim, o capítulo quatro do documento, espelha as considerações finais da experiência detida enquanto professor estagiário, deixando claras noções para uma ação futura efetiva.
This document serves to transparently and unequivocally convey the personal experience as a Physical Education Trainee Teacher during the academic year 2022/2023 at Quinta das Flores Basic and Secondary School.Within this scope, the aforementioned document is divided into four chapters, corresponding to the dimensions of the internship. The first chapter focuses on the practical conceptualization of the experience, both on a personal level and in terms of the institution and class.In the second chapter, the reflection revolves around the analysis of pedagogical action within four major areas: teaching and learning activities (planning, implementation, and evaluation), school organization and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical and professional attitude of the teacher.Chapter three delves into an in-depth exploration of the Theme-Problem, analyzing the influence of the study cycle (primary and secondary) on students' motivation for physical education classes.According to Self-Determination Theory, motivation is a complex concept that ranges from amotivation to intrinsic motivation, culminating in extrinsic motivation. However, it is important to understand how these different forms of motivation, experienced in the primary and secondary education cycles, influence students' participation in physical education classes within the Portuguese education system. In this sense, this study aimed to assess the potential levels of motivation in each education cycle by administering a modified version of a 20-item locus of causality perception questionnaire to a sample of 435 participants, reducing it to 18 questions.The findings revealed that primary education shows a higher average and cumulative value regarding external and internal regulation, as well as amotivation. In contrast, secondary education exhibits a higher emphasis on identified regulation and intrinsic motivation.Finally, chapter four of the document presents the concluding remarks of the internship experience, providing clear insights for future effective action.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112472
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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