Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112470
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N.º 2 DA MEALHADA, JUNTO DA TURMA DO 8.ºB2 NO ANO LETIVO 2022/2023
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT ESCOLA BASICA Nº 2 DA MEALHADA, WITH THE CLASS OF 8TH B2 IN THE SCHOOL YEAR 2022/2023
Authors: Melo, João Pereira de
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Atividade Física e Classificação; Teacher Training; Physical Education; Teaching-Learning Process; Physical Activity and Classification
Issue Date: 17-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N.º 2 DA MEALHADA, JUNTO DA TURMA DO 8.ºB2 NO ANO LETIVO 2022/2023
Place of publication or event: Mealhada
Abstract: O presente relatório diz respeito ao ano letivo 2022/2023, ano em que lecionei, enquanto estagiário, à turma do 8.º B2 da Escola Básica n.º 2 da Mealhada, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Nele se apresenta a reflexão do percurso realizado durante o Estágio Pedagógico assim como o desenvolvimento do Tema-Problema. Para o efeito, dividir-se-á o presente trabalho em três capítulos. No primeiro, proceder-se-á a uma breve contextualização da prática desenvolvida, destacando-se aspetos relacionados com a caracterização do meio envolvente, da própria escola, do grupo disciplinar e da turma.De seguida, no segundo capítulo, abordar-se-á, respeitando os objetivos gerais e específicos explanados no Guia de Estágio Pedagógico 2022/2023, uma reflexão relativamente às quatro áreas de intervenção: Área 1 – Atividades de Ensino-Aprendizagem; Área 2 – Atividades de Organização e Gestão Escolar; Área 3 – Projetos e Parcerias Educativas e Área 4 – Atitude Ético-Profissional.Por fim, o último capítulo incidirá sobre o desenvolvimento do Tema-Problema realizado durante o Estágio Pedagógico. O tema selecionado foi o impacto, nas classificações dos alunos que praticam Atividade Física fora do contexto escolar e dos que não a praticam, na disciplina de Educação Física. Este estudo procura apurar se os alunos que praticam algum tipo de Atividade Física fora do contexto escolar têm melhores classificações na disciplina de Educação Física.Acredito que a reflexão constante deste relatório em muito contribuirá para me aperfeiçoar/progredir enquanto docente devido às contantes ponderações feitas que irei realizar em cada aspeto anteriormente referido.
This Teacher Training Report concerns the academic year 2022/2023, the year in which I taught, as a trainee, the 8th B2 class at Escola Básica nº 2 da Mealhada, from the Mealhada School Group, within the scope of the Curricular Unit Pedagogical Internship of the 2nd year of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. It presents a reflection on the route taken during the Teacher Training as well as the development of the Theme-Problem.For this purpose, this work will be divided into three chapters. In the first, there will be a brief contextualization of the practice developed, highlighting aspects related to the characterization of the surroundings, the school itself, the disciplinary group and the class.Then, in the second chapter, respecting the general and specific objectives explained in the Teacher Training Guide 2022/2023, a reflection will be addressed in relation to the four areas of intervention: Area 1 – Teaching-Learning Activities; Area 2 – School Organization and Management Activities; Area 3 – Educational Projects and Partnerships and Area 4 – Ethical-Professional Attitude.Finally, the last chapter will focus on the development of the Theme-Problem carried out during the Teacher Training. The theme selected was the impact, on the classifications of students who practice Physical Activity outside the school context and those who do not practice it, in the Physical Education discipline. This study seeks to determine whether students who practice some type of Physical Activity outside the school context have better classifications in the Physical Education discipline.I believe that the constant reflection in this report will greatly contribute to improving/progressing me as a teacher due to the constant considerations that I will carry out in each aspect mentioned above.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112470
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório_Estágio_João_Melo.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

14
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons