Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112460
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 9ºF - ano letivo 2021/2022
Outros títulos: Teacher Training Report developed at Escola Básica Marquês de Marialva with the 9th F class - schoolar year 2021/2022
Autor: Amarelinho, João Filipe Garcias
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Intervenção Pedagógica; Processo de Ensino-Aprendizagem; Estágio Pedagógico; Physical Education; Pedagogical Intervention; Teaching-Learning Process; Teacher Training
Data: 14-Set-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma do 9ºF - ano letivo 2021/2022
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The Teacher Training is the final stretch of an academic journey, constituting a fundamental part of the trainee's training as a future teacher. This document will report all this journey, from experiences and learning, at the level of teaching to an entire process of personal development.The Teacher Training Report is a Curricular Unit, integrated in the study plan of the 2nd year of the Master's in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. As mentioned above, this report will serve to describe the entire inert experience of the Teacher Training, carried out at the Marquês de Marialva Basic School, of the Marquês de Marialva School Group, in Cantanhede, in the 9th F class.Bearing in mind that this is a reflective document, where interns must report and analyze their path during the schoolar year 2021/2022, it was a division of 3 chapters: I - Contextualization of Developed Practice, II - Reflective Analysis on Practice Pedagogical, III - Deepening of the Problem Theme. The first chapter refers to all the information that is formulated as fundamental for carrying out the Teacher Training, in relation to the context in which it took place. The second addresses a reflection on pedagogical intervention, where the strategies adopted in all dimensions and their scientific support are presented. Finally, a Theme-Problem will be presented with the title “Motivation of 7th and 9th grade students from EB2,3 Marquês de Marialva in the Physical Education Discipline: Comparative Study between Federated and Non-Federated Students.”.
O Estágio Pedagógico é a reta final de uma jornada académica, constituindo-se como parte fundamental para a formação do estagiário enquanto futuro profissional. O presente documento irá relatar todo este percurso, desde vivências e aprendizagens a nível do ensino até todo o processo de desenvolvimento pessoal.O Relatório de Estágio é uma Unidade Curricular, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Como supramencionado este relatório servirá para descrever a experiência inerte ao Estágio Pedagógico, realizado na Escola Básica Marquês de Marialva, do Agrupamento de Escola Marquês de Marialva, em Cantanhede, na turma do 9ºF. Tendo em conta que este é um documento reflexivo, onde os estagiários devem relatar e analisar o seu percurso no decorrer do ano letivo 2021/2022, foi feita uma divisão de 3 capítulos: I - Contextualização da Prática Desenvolvida, II - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, III - Aprofundamento do Tema-Problema. O primeiro capítulo refere-se a todas as informações que se formulam como fundamentais para a realização do Estágio Pedagógico, relativamente ao contexto onde este se realizou. O segundo aborda uma reflexão acerca da intervenção pedagógica, onde são apresentadas as estratégias assumidas em todas as dimensões e a sua sustentação científica. Por último, será apresentado um Tema-Problema que tem como título “Motivação dos Alunos de 7º e 9º anos da EB2,3 Marquês de Marialva na Disciplina de Educação Física: Estudo Comparativo entre Alunos Federados e não Federado”.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112460
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Rel_Estg2122_João_Amarelinho.pdf2.66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

9
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons