Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112459
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
dc.contributor.authorCosta, Luís Carlos Lopes da-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:00:52Z-
dc.date.available2024-01-31T23:00:52Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112459-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente documento, Relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo a realização de uma análise reflexiva sobre a Prática Pedagógica supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica 2, 3 de Mundão, do Agrupamento de Escolas de Mundão, agregado às turmas A, B e C do 9º ano de escolaridade, no ano letivo 2021/2022. Este relatório está inserido na Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, representando consequentemente a sua conclusão.No decorrer do presente Relatório, é possível observar a constituição de três capítulos, nos quais é feita uma análise descritiva e reflexiva sobre os temas envolventes do Estágio Pedagógico. No primeiro capítulo é feita uma contextualização da prática desenvolvida, composto pela História de Vida, expectativas iniciais e caracterização do contexto. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva da Prática Pedagógica, onde são evidenciadas todas as atividades de Ensino-Aprendizagem decorrentes do Estágio, assim como as atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No terceiro capítulo, é apresentado o aprofundamento do tema problema, designado “A Perceção do Estagiário, Respetivos Alunos e Orientador Sobre a Intervenção Pedagógica das Aulas de Educação Física”. Este tema, é pertinente, uma vez que o seu objetivo principal é permitir ao professor estagiário, compreender que estratégias deve adotar ao longo do seu processo, para que até ao final do seu estágio curricular, possa evoluir enquanto futuro profissional.por
dc.description.abstractThe present document, Pedagogical Internship Report, aims to carry out a reflective analysis on the supervised Pedagogical Practice in Physical Education, carried out at Escola Básica 2, 3 de Mundão, of the Agrupamento de Escolas de Mundão, aggregated to classes A, B and C of the 9th year of schooling, in the academic year 2021/2022. This report is part of the Pedagogical Internship Curricular Unit of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, thus representing its conclusion.During this Report, it is possible to observe the constitution of three chapters, in which a descriptive and reflective analysis is carried out on the themes surrounding the Pedagogical Internship. In the first chapter, a contextualization of the developed practice is made, composed by the Life History, initial expectations, and characterization of the context. The second chapter concerns the reflective analysis of the Pedagogical Practice, where all the Teaching-Learning activities resulting from the Internship are highlighted, as well as the activities of school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. In the third chapter, it is presented the deepening of the problem theme, called “The Perception of the Intern, Respective Students and Advisor About the Pedagogical Intervention of Physical Education Classes”. This topic is relevant, since its main objective is to allow the trainee teacher to understand what strategies he should adopt throughout his process, so that, by the end of his curricular internship, he can evolve as a future professional.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectPerceção Pedagógicapor
dc.subjectAnálise Reflexivapor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectPedagogical Perceptioneng
dc.subjectReflective Analysiseng
dc.titleRelatório de Estágio, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Mundão, junto das turmas A, B, C do 9º ano, no ano letivo de 2021/2022por
dc.title.alternativeInternship Report, developed at Escola Básica 2,3 Mundão, with classes A, B, C of the 9th grade, in the academic year 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências de Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Mundão, junto das turmas A, B, C do 9º ano, no ano letivo de 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203496000-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Luís Carlos Lopes da::0000-0002-9894-8064-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
uc.contributor.advisorMesquita, Maria Luísa Ferreira de::0000-0002-8830-8995-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio Luís.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

12
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons