Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112324
Título: Unpacking my collection
Autor: Coelho, Nuno Miguel Cabral Carreira 
Palavras-chave: graphic design history; material culture; packaging and labelling; private collection; research-production
Data: 2023
Editora: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
Título da revista, periódico, livro ou evento: Design Objects: Musealization, Documentation and Interpretation.
Local de edição ou do evento: Porto
Resumo: Due to their ephemeral and disposable nature, product packaging and labels have never been the subject of exhaustive and continued safeguarding work throughout the twentieth century and rarely have been the focus of dedicated attention. However, these apparently neutral artefacts of material culture serve economic and political interests by conveying visual messages of cultural, emotional and psychological nature. By being ubiquitous, they reflect historical processes of ideas with implications for the formation and normalisation of certain ideological discourses. Therefore, the study of the impact of commercial imagery on society should not be neglected. This text documents several projects developed from the author’s collection of product packaging and labels in which ways of transferring it into the public domain were tested, offering a possible contribution to the question «What are the existing private collections of graphic design in Portugal and what is their possible public contribution to the history of Portuguese design1?»
Devido à sua natureza efémera e descartável, as embalagens e os rótulos de produtos de consumo nunca foram objeto de um trabalho exaustivo e contínuo de salvaguarda ao longo do século XX e, raramente, foram foco de atenção dedicada. No entanto, estes artefactos, aparentemente neutros, da cultura material servem interesses económicos e políticos ao transmitirem mensagens visuais de natureza cultural, emocional e psicológica. Por serem ubíquos, refletem processos históricos de ideias com implicações na formação e na normalização de certos discursos ideológicos. Portanto, o estudo do impacto da imagem comercial na sociedade não deve ser negligenciado. Este texto documenta vários projetos desenvolvidos a partir da coleção de embalagens e rótulos de produtos de consumo, do autor, em que foram testadas formas de a transferir para o domínio público, oferecendo um possível contri- buto para a pergunta: «Quais são as coleções particulares de design gráfico existentes em Portugal e qual o seu possível contributo público para a história do design português1?»
URI: https://hdl.handle.net/10316/112324
ISBN: 978-989-8970-56-5
DOI: 10.21747/978-989-8970-56-5/des
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
638474chapter.pdf15.5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 17/jul/2024

Downloads

5
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons