Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112157
Título: AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor: Pinheiro, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo 
Pinheiro, Alfredo Bravo Marques 
Palavras-chave: Projeto Educativo; Teorias Pedagógicas; Metodologias de Ensino; Formação Docente
Data: 2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Pensar Acadêmico
Volume: 18
Número: 4
Resumo: A contemporaneidade nos invoca para um olhar diferenciado para a escola, exigindo novas concepções desse espaço e do processo educativo, acompanhadas por fundamentos teóricos, desenvolvidas por intelectuais que lutam por uma política pública que ultrapasse o discurso, e que possibilitem conceber esse outro formato de sistema educativo que vem sendo desenhado. Buscam com isso, fortalecer não somente o discurso, mas a prática para uma educação mais sustentável. Nesse contexto, o presente artigo faz uma reflexão sobre a configuração da escola atual, destacando a necessidade se novas metodologias de ensino e de um projeto educativo arrojado, com num sólido compromisso entre os distintos atores que compõem o território onde a escola está inserida. Finaliza fazendo uma reflexão das teorias pedagógicas apresentadas por Bertran; Valois (1994), sobre projeto educativo e nos estudos de Garcia (1992, 1999), Tardif (2002), Anastasiou; Alves (2004), Perrenoud (2000, 2002) e Zabalza (2004, 2007) sobre a docência e a formação docente. Pautado nesses autores, destacamos a importância do professor começar a (re)pensar em suas próprias ações, em suas práticas no cotidiano em sala de aula, enfatizando o papel da formação continuada para seu aprimoramento profissional. Esperamos que o presente estudo suscite reflexões que colaborem com a construção dos projetos educativos locais e para a formação docente, com metodologias que aproximem mais o discurso da prática docente
Contemporaneity calls us to a different look at the school, demanding new conceptions of this space and of the educational process, accompanied by theoretical foundations, developed by intellectuals who fight for a public policy that goes beyond the discourse, and that make it possible to conceive this other system format educational model that has been designed. With this, they seek to strengthen not only the discourse, but the practice for a more sustainable education. In this context, this article reflects on the configuration of the current school, highlighting the need for new teaching methodologies and a bold educational project, with a solid commitment between the different actors that make up the territory where the school is inserted. It ends by reflecting on the pedagogical theories presented by Bertran; Valois (1994), on educational project and in the studies of Garcia (1992, 1999), Anastasiou; Alves (2004); Eraut (1995); Ferry (1987); Perrenoud (2000, 2002) and Zeichner (1983) on teaching and training teacher. Based on these authors, we highlight the importance of the teacher to start (re) thinking about his own actions, his daily practices in the classroom, emphasizing the role of continuing education for his professional improvement. We hope that this study will give rise to reflections that collaborate with the construction of local educational projects and for teacher training, with methodologies that bring the discourse closer to teaching practice
URI: https://hdl.handle.net/10316/112157
ISSN: 2674-7499
1808-6136
DOI: 10.21576/pa.2020v18i4.1945
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
glaucio_araujo,+7.pdf403.07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

37
Visto em 15/mai/2024

Downloads

12
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.