Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111740
Título: GABINETES DE COMUNICAÇÃO DOS HOSPITAIS CENTRAIS PORTUGUESES: MAIS-VALIAS ORGANIZACIONAIS E DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Outros títulos: COMMUNICATION OFFICES OF PORTUGUESE CENTRAL HOSPITALS: ORGANIZATIONAL ADDITIONS AND CHALLENGES IN STRATEGIC COMMUNICATION
Autor: Rodrigues, António José Pinto
Orientador: Ribeiro, Paula Cristina Campos
Palavras-chave: Health communication; Strategic and organizational communication; Hospital communication; Communication offices; Hospital centers; Comunicação em saúde; Comunicação estratégica e organizacional; Comunicação hospitalar; Gabinetes de comunicação; Centros hospitalares
Data: 27-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: GABINETES DE COMUNICAÇÃO DOS HOSPITAIS CENTRAIS PORTUGUESES: MAIS-VALIAS ORGANIZACIONAIS E DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Local de edição ou do evento: Gabinete de Comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Resumo: This article aims to understand strategic and organizational communication in Portuguese central hospitals. Hospital Communication and Health Communication are topics that have been growing in interest within academia and gained even more strength with the pressures imposed by the pandemic on health institutions. Hospitals had to reinvent themselves and alarms sounded about the need for good communication.We established as the main focus of this study, know how communication in these large hospital centers constitutes an organizational added value and listen, through the eyes of those responsible, what are the main challenges they face.As an object of study, we chose 5 large hospital structures: São João Hospital and University Center, Santo António Hospital and University Center, both in the city of Porto, Coimbra Hospital and University Center, Central Lisbon Hospital and University Center and North Lisbon Hospital and University Center. Using qualitative case study methodology, information was collected through document analysis and semi-structured interviews, carried out via video call to representatives of the Communication Offices of these hospitals. Information processing follows the content analysis method.Some of the study's conclusions highlight the practices of communication offices, the position of communication in the organization, the office's connection with the Board of Directors, the dominant strategic lines of internal and external communication, among others.The originality of this research lies in the case study about Health Communication practiced in the five largest Portuguese Hospital Centers.
Este artigo tem como objetivo compreender a comunicação estratégica e organizacional nos hospitais centrais portugueses. A Comunicação Hospitalar e a Comunicação em Saúde são temas que têm vindo a crescer de interesse no seio académico e ganharam ainda mais força com as pressões impostas pela pandemia junto das instituições de saúde. Os hospitais tiveram de se reinventar e terão soado os alarmes para a necessidade de uma boa comunicação.Estabelecemos como foco principal deste estudo saber de que forma a comunicação nestes grandes centros hospitalares configuram uma mais-valia organizacional e ouvir, através do olhar dos seus responsáveis, quais os principais desafios que enfrentam.Como objeto de estudo, escolhemos 5 grandes estruturas hospitalares: Centro Hospitalar e Universitário de São João, Centro Hospitalar e Universitário de Santo António, ambos na cidade do Porto, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central e o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Através da metodologia qualitativa de estudo de caso, a recolha de informação foi feita mediante análise documental e entrevistas semiestruturadas, concretizadas através de videochamada a figuras representativas dos Gabinetes de Comunicação destes hospitais. O tratamento da informação segue o método de análise de conteúdo.Algumas das conclusões do estudo evidenciam as práticas dos gabinetes de comunicação, a posição da comunicação na organização, a ligação do gabinete com o Conselho de Administração, as linhas estratégicas dominantes de comunicação interna e externa, entre outras.A originalidade desta investigação reside no estudo de caso sobre Comunicação em Saúde praticada nos cinco Centros Hospitalares Portugueses de maior dimensão.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111740
Direitos: openAccess
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