Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111739
Título: URBANISMO DOS 15 MINUTOS NUMA CIDADE DE OROGRAFIA COMPLEXA COIMBRA: O ATUAL E AS PERSPETIVAS PARA O FUTURO
Outros títulos: 15-MINUTE TOWN PLANNING IN A CITY WITH COMPLEX OROGRAPHY COIMBRA: THE PRESENT AND THE PROSPECTS FOR THE FUTURE
Autor: Taveira, João Pedro Pereira
Orientador: Cordeiro, António Manuel Rochette
Palavras-chave: 15 minute cities; Sustainability; Urban Mobility; Orography; Spatial Planning; Cidade dos 15 minutos; Sustentabilidade; Mobilidade Urbana; Orografia; Planeamento e Ordenamento do Território
Data: 17-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: URBANISMO DOS 15 MINUTOS NUMA CIDADE DE OROGRAFIA COMPLEXA COIMBRA: O ATUAL E AS PERSPETIVAS PARA O FUTURO
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O conceito da "Cidade dos 15 minutos" tem ganho destaque como uma estratégia para promover a mobilidade sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A ideia é criar cidades onde as pessoas possam ter acesso a todas as suas necessidades diárias, como trabalho, escola, mercados, serviços básicos de saúde e lazer, a uma distância máxima de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Isso não só reduz a dependência do automóvel e as emissões de gases de efeito estufa, mas também promove a criação de espaços urbanos mais habitáveis e saudáveis, onde as pessoas possam conectar-se com a comunidade e desfrutar de uma vida mais simples e equilibrada. A diferença é que este trabalho não se concentra só no planeamento em si., ou seja, este trabalho aplica condicionantes a este nível de planeamento. Carlos Moreno conseguiu efetuar o planeamento dos 15 minutos em Paris, ora, como é que os 15 minutos se comportam quando o relevo da cidade não é plano como em Paris? É aqui o momento-chave deste trabalho, e não há melhor cidade para explorar este tipo de condicionantes como a cidade de Coimbra. Portanto, neste sentido, pretende-se estudar a orografia da cidade, os seus serviços disponíveis e verificar a viabilidade de instaurar o plano da “cidade dos 15 minutos” em dois setores da cidade bem distintos.O conceito da "Cidade dos 15 minutos" tem ganho destaque como uma estratégia para promover a mobilidade sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A ideia é criar cidades onde as pessoas possam ter acesso a todas as suas necessidades diárias, como trabalho, escola, mercados, serviços básicos de saúde e lazer, a uma distância máxima de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Isso não só reduz a dependência do automóvel e as emissões de gases de efeito estufa, mas também promove a criação de espaços urbanos mais habitáveis e saudáveis, onde as pessoas possam conectar-se com a comunidade e desfrutar de uma vida mais simples e equilibrada. A diferença é que este trabalho não se concentra só no planeamento em si., ou seja, este trabalho aplica condicionantes a este nível de planeamento. Carlos Moreno conseguiu efetuar o planeamento dos 15 minutos em Paris, ora, como é que os 15 minutos se comportam quando o relevo da cidade não é plano como em Paris? É aqui o momento-chave deste trabalho, e não há melhor cidade para explorar este tipo de condicionantes como a cidade de Coimbra. Portanto, neste sentido, pretende-se estudar a orografia da cidade, os seus serviços disponíveis e verificar a viabilidade de instaurar o plano da “cidade dos 15 minutos” em dois setores da cidade bem distintos.
The "15-minute city" concept has gained prominence as a strategy to promote sustainable mobility and quality of life in cities. The idea is to create cities where people can access all their daily needs, such as work, school, markets, basic health services and leisure, within a maximum distance of 15 minutes on foot or by bicycle. This not only reduces car dependency and greenhouse gas emissions, but also promotes the creation of more liveable and healthy urban spaces where people can connect with the community and enjoy a simpler, more balanced life. The difference is that this work doesn't just focus on the planning itself, in other words, it applies constraints to this level of planning. Carlos Moreno managed to plan the 15 minutes in Paris, but how do the 15 minutes behave when the city's terrain isn't as flat as in Paris? This is the key moment in this work, and there's no better city to explore these kinds of constraints than Coimbra. The aim is therefore to study the city's terrain, its available services and check the feasibility of introducing the "15-minute city" plan in two very different sectors of the city.The "15-minute city" concept has gained prominence as a strategy to promote sustainable mobility and quality of life in cities. The idea is to create cities where people can access all their daily needs, such as work, school, markets, basic health services and leisure, within a maximum distance of 15 minutes on foot or by bicycle. This not only reduces car dependency and greenhouse gas emissions, but also promotes the creation of more liveable and healthy urban spaces where people can connect with the community and enjoy a simpler, more balanced life. The difference is that this work doesn't just focus on the planning itself, in other words, it applies constraints to this level of planning. Carlos Moreno managed to plan the 15 minutes in Paris, but how do the 15 minutes behave when the city's terrain isn't as flat as in Paris? This is the key moment in this work, and there's no better city to explore these kinds of constraints than Coimbra. The aim is therefore to study the city's terrain, its available services and check the feasibility of introducing the "15-minute city" plan in two very different sectors of the city.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Geografia Física - Ambiente e Ordenamento do Território apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111739
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
JoaoTaveira_versaofinal.pdf4.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons