Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111739
Title: URBANISMO DOS 15 MINUTOS NUMA CIDADE DE OROGRAFIA COMPLEXA COIMBRA: O ATUAL E AS PERSPETIVAS PARA O FUTURO
Other Titles: 15-MINUTE TOWN PLANNING IN A CITY WITH COMPLEX OROGRAPHY COIMBRA: THE PRESENT AND THE PROSPECTS FOR THE FUTURE
Authors: Taveira, João Pedro Pereira
Orientador: Cordeiro, António Manuel Rochette
Keywords: 15 minute cities; Sustainability; Urban Mobility; Orography; Spatial Planning; Cidade dos 15 minutos; Sustentabilidade; Mobilidade Urbana; Orografia; Planeamento e Ordenamento do Território
Issue Date: 17-Oct-2023
Serial title, monograph or event: URBANISMO DOS 15 MINUTOS NUMA CIDADE DE OROGRAFIA COMPLEXA COIMBRA: O ATUAL E AS PERSPETIVAS PARA O FUTURO
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O conceito da "Cidade dos 15 minutos" tem ganho destaque como uma estratégia para promover a mobilidade sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A ideia é criar cidades onde as pessoas possam ter acesso a todas as suas necessidades diárias, como trabalho, escola, mercados, serviços básicos de saúde e lazer, a uma distância máxima de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Isso não só reduz a dependência do automóvel e as emissões de gases de efeito estufa, mas também promove a criação de espaços urbanos mais habitáveis e saudáveis, onde as pessoas possam conectar-se com a comunidade e desfrutar de uma vida mais simples e equilibrada. A diferença é que este trabalho não se concentra só no planeamento em si., ou seja, este trabalho aplica condicionantes a este nível de planeamento. Carlos Moreno conseguiu efetuar o planeamento dos 15 minutos em Paris, ora, como é que os 15 minutos se comportam quando o relevo da cidade não é plano como em Paris? É aqui o momento-chave deste trabalho, e não há melhor cidade para explorar este tipo de condicionantes como a cidade de Coimbra. Portanto, neste sentido, pretende-se estudar a orografia da cidade, os seus serviços disponíveis e verificar a viabilidade de instaurar o plano da “cidade dos 15 minutos” em dois setores da cidade bem distintos.O conceito da "Cidade dos 15 minutos" tem ganho destaque como uma estratégia para promover a mobilidade sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A ideia é criar cidades onde as pessoas possam ter acesso a todas as suas necessidades diárias, como trabalho, escola, mercados, serviços básicos de saúde e lazer, a uma distância máxima de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Isso não só reduz a dependência do automóvel e as emissões de gases de efeito estufa, mas também promove a criação de espaços urbanos mais habitáveis e saudáveis, onde as pessoas possam conectar-se com a comunidade e desfrutar de uma vida mais simples e equilibrada. A diferença é que este trabalho não se concentra só no planeamento em si., ou seja, este trabalho aplica condicionantes a este nível de planeamento. Carlos Moreno conseguiu efetuar o planeamento dos 15 minutos em Paris, ora, como é que os 15 minutos se comportam quando o relevo da cidade não é plano como em Paris? É aqui o momento-chave deste trabalho, e não há melhor cidade para explorar este tipo de condicionantes como a cidade de Coimbra. Portanto, neste sentido, pretende-se estudar a orografia da cidade, os seus serviços disponíveis e verificar a viabilidade de instaurar o plano da “cidade dos 15 minutos” em dois setores da cidade bem distintos.
The "15-minute city" concept has gained prominence as a strategy to promote sustainable mobility and quality of life in cities. The idea is to create cities where people can access all their daily needs, such as work, school, markets, basic health services and leisure, within a maximum distance of 15 minutes on foot or by bicycle. This not only reduces car dependency and greenhouse gas emissions, but also promotes the creation of more liveable and healthy urban spaces where people can connect with the community and enjoy a simpler, more balanced life. The difference is that this work doesn't just focus on the planning itself, in other words, it applies constraints to this level of planning. Carlos Moreno managed to plan the 15 minutes in Paris, but how do the 15 minutes behave when the city's terrain isn't as flat as in Paris? This is the key moment in this work, and there's no better city to explore these kinds of constraints than Coimbra. The aim is therefore to study the city's terrain, its available services and check the feasibility of introducing the "15-minute city" plan in two very different sectors of the city.The "15-minute city" concept has gained prominence as a strategy to promote sustainable mobility and quality of life in cities. The idea is to create cities where people can access all their daily needs, such as work, school, markets, basic health services and leisure, within a maximum distance of 15 minutes on foot or by bicycle. This not only reduces car dependency and greenhouse gas emissions, but also promotes the creation of more liveable and healthy urban spaces where people can connect with the community and enjoy a simpler, more balanced life. The difference is that this work doesn't just focus on the planning itself, in other words, it applies constraints to this level of planning. Carlos Moreno managed to plan the 15 minutes in Paris, but how do the 15 minutes behave when the city's terrain isn't as flat as in Paris? This is the key moment in this work, and there's no better city to explore these kinds of constraints than Coimbra. The aim is therefore to study the city's terrain, its available services and check the feasibility of introducing the "15-minute city" plan in two very different sectors of the city.
Description: Dissertação de Mestrado em Geografia Física - Ambiente e Ordenamento do Território apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111739
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
JoaoTaveira_versaofinal.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

135
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons