Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111723
Título: Os desafios das newsmagazine e a sua relevância no digital: o caso da Notícias Magazine
Outros títulos: The challenges of newsmagazines and their relevance in digital: the case of Notícias Magazine
Autor: silva, Ariana Cristina Araújo da
Orientador: Camponez, José Carlos Costa dos Santos
Palavras-chave: Journalism; Online; Newsmagazine; Internship; Notícias Magazine; Jornalismo; Online; Newsmagazine; Estágio; Notícias Magazine
Data: 25-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Os desafios das newsmagazine e a sua relevância no digital: o caso da Notícias Magazine
Local de edição ou do evento: Notícias Magazine
Resumo: In recent years, the emergence of digital has brought new dynamics and exposed journalism to new problems. Printed content has been affected by the increasing digitalization of the media, which promotes new ways of gathering, producing and disseminating news, as well as creating the need for constant updating of information. Social networks have become a means of gathering and distributing news, influencing professional norms and routines. At the same time, they dictate what should be consumed, what is trending, and, consequently, what topics the public wants to read about. Marketing values are increasingly prominent in communication strategies, using the reader's emotions to achieve more views.Online also leads to an acceleration of production flows and increased pressure on journalists. Speed is one of the fundamental values of cyberculture, which calls into question magazines like Notícias Magazine, weekly publications that lag behind the content published online. In order to remain relevant, these publications focus on current and in-depth topics, while practicing a slow journalism that favors more timeless information, which is better able to resist outdating processes. The problem here is obvious: The speed and competition demanded by online in order to capture the public's attention sets aside publications such as Notícias Magazine. At the same time, it is these publications that delve into topics considered socially important, with a more detailed and insightful approach.Developed within the scope of the Master's Degree in Journalism and Communication, this Internship Report aims to analyze the performance of Notícias Magazine online, as well as the articles published in the printed version. The study combines a reflection on the work carried out at the newsmagazine with an analysis of the strategies used by the magazine to ensure its future and remain active online.
Nos últimos anos, o aparecimento do digital apresentou novas dinâmicas e expôs o jornalismo a novas problemáticas. Os conteúdos impressos têm sido afetados pela crescente digitalização dos media, que promove novas formas de recolha, produção e divulgação de notícias, para além de criar a necessidade de uma atualização constante da informação. As redes sociais tornaram-se um meio de recolha e distribuição de notícias, influenciando as normas e rotinas profissionais. Ao mesmo tempo, são elas que ditam o que deve ser consumido, o que está na moda e, por consequência, sobre que tópicos o público quer ler. Os valores mercadológicos são cada vez mais proeminentes nas estratégias de comunicação, recorrendo-se à emoção do leitor para alcançar mais visualizações. O online leva igualmente a uma aceleração dos fluxos de produção e a um aumento da pressão exercida sobre os jornalistas. A velocidade é um dos valores fundamentais da cibercultura, o que coloca em causa revistas como a Notícias Magazine, publicações semanais com um atraso relativamente ao conteúdo publicado no online. Para se manterem relevantes, estas publicações prezam, acima de tudo, os temas atuais e com maior profundidade, ao mesmo tempo, praticam um jornalismo lento que privilegia uma informação mais atemporal, capaz de melhor resistir aos processos de desatualização. O problema aqui é evidente: A velocidade e a competição exigidas pelo online para conseguir captar a atenção do público, deixam de lado publicações como a revista Notícias Magazine. Ao mesmo tempo, são estas publicações que aprofundam temas considerados socialmente importantes, com uma abordagem mais detalhada e criteriosa. Desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação, o presente Relatório de Estágio propõe-se a analisar o desempenho da Notícias Magazine no online, assim como os artigos publicados na versão impressa. O estudo alia uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido na newsmagazine, a uma análise das estratégias utilizadas pela revista para assegurar o seu futuro e continuar ativa no online.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111723
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
ArianaSilva_versaofinal.pdf15.84 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons