Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111718
Título: Consumo de media e integração social de estudantes universitários chineses em Portugal
Outros títulos: Media Consumption and Social Integration of Chinese University Students in Portugal
Autor: Lin, Xinyan
Orientador: Miranda, João Manuel Santos de
Palavras-chave: International Students; Chinese University Students; Media Consumption; News Consumption; Social Integration; Estudantes internacionais; Estudantes universitários chineses; Consumo de media; Consumo de notícias; Integração social
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Consumo de media e integração social de estudantes universitários chineses em Portugal
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: The main objective of this research is to study the characteristics of media consumption habits among chinese international university students in Portugal and the role of the media in their adaptation to the Portuguese reality. To achieve this, the present research was based on a reflection about the Chinese population's reality in Portugal, the role of the media in social integration processes, the social functions of news media, and changes in news consumption habits. Simultaneously, this study relies on 184 responses from a questionnaire survey directed at Chinese international university students in Portugal, encompassing both students who came to the country with the goal of pursuing higher education and students with Chinese nationality who grew up in Portugal. The results of this investigation suggest a predominance of the use of social networks as mean of engagement with current news. Among these networks, Chinese platforms such as WeChat, Sina Weibo or Xiaohongshu stand out as particularly prominent in their media consumption habits. However, no significant differences are evident between the use of host media and homeland media. At the same time, the results of this study point to the recognition of the role of the media in the adaptation of these Chinese university students to the host country's reality, although these students are more inclined to consume and share content in the Chinese language and to prioritize online and in-person contact with friends of the same nationality.
O principal objetivo desta investigação é estudar as características dos hábitos de consumo de media dos estudantes universitários chineses em Portugal e o papel dos media na adaptação destes estudantes à realidade portuguesa. Para isso, este estudo baseia-se numa reflexão sobre a realidade da população chinesa em Portugal, o papel dos media nos processos de integração social, as funções sociais dos meios noticiosos e as transformações nos hábitos de consumo de notícias. Ao mesmo tempo, este estudo baseia-se em 184 respostas de um inquérito por questionário dirigido aos estudantes universitários chineses em Portugal, abrangendo tanto os estudantes que vieram para o país com o objetivo de ingressar no ensino superior como os estudantes com nacionalidade chinesa que cresceram em Portugal. Os resultados deste estudo sugerem uma preponderância do uso de redes sociais como meio de contacto com a atualidade noticiosa. Entre estas redes, assumem particular relevo plataformas chinesas como o WeChat, Sina Weibo ou Xiaohongshu. Contudo, não se evidenciam diferenças significativas entre a utilização de host media e de homeland media. Ao mesmo tempo, os resultados deste estudo apontam para o reconhecimento do papel dos media na adaptação destes estudantes à realidade do país de acolhimento, embora estes estudantes universitários chineses estejam mais dispostos a consumir e partilhar conteúdos em língua chinesa e a privilegiar o contacto online e presencial com amigos da mesma nacionalidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111718
Direitos: openAccess
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