Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111704
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Eunice Gaudêncio da-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:02:25Z-
dc.date.available2024-01-08T23:02:25Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111704-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis internship report was developed as part of the supervised teaching practice carried out during the second year of the Master's Degree in the Teaching of Portuguese and English as a Foreign Language at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The first chapter outlines the socio-educational context in which the teaching practice took place. The second chapter describes and critically reflects on the work conducted during the internship. The third chapter presents the theoretical framework which formed the basis of the case study described in Chapter 4, which explored the topic Reading in Secondary Education in Portuguese and in English: the Summary as a Reading Comprehension Strategy. Drawing on the work by Judi Moreillon (2007) on reading comprehension strategies, I created didactic activities for my Portuguese and English language classes, in order to assess how the summary, as a strategy, develops reading comprehension. As my research shows, the domains of reading comprehension and written production were, inevitably, intersected. As part of my research, I analysed graphic representations of the main ideas and summary texts produced by the students in order to answer the research question "In what way does the summary as a comprehension strategy develop reading comprehension?". The analysis of the results revealed that students had a better understanding of the texts after writing summaries, while also developing written production competences.eng
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira, na área de Especialização de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra descreve e analisa a prática pedagógica supervisionada realizada numa turma do 10.º ano, nas disciplinas de Português e Inglês. No primeiro capítulo do relatório, é caracterizado o contexto socioeducativo no qual decorreu a prática pedagógica, a escola e a turma. O segundo capítulo trata a descrição e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio. No terceiro capítulo, é apresentado o enquadramento teórico que serviu de base ao estudo de caso descrito no Capítulo 4, no qual se desenvolveu o tema monográfico Leitura no Ensino Secundário em Português e em Inglês: a Síntese como Estratégia de Compreensão.Partindo da relevância do trabalho de Judi Moreillon (2007) no campo das estratégias da compreensão da leitura, foram construídas didatizações, aplicadas tanto em Português como em Inglês, visando aferir de que forma a síntese, enquanto estratégia, desenvolve a compreensão da leitura. Para tal, cruzam-se, inevitavelmente, os domínios da compreensão e da produção escrita. No âmbito da investigação, foram analisadas representações gráficas das ideias principais e textos de síntese realizados pelos alunos, com vista a responder à pergunta de investigação “De que forma a estratégia de compreensão síntese desenvolve a compreensão da leitura?” A análise dos resultados obtidos demonstrou que, após a redação de sínteses, os participantes desenvolveram a sua compreensão dos textos lidos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading Comprehensioneng
dc.subjectSummaryeng
dc.subjectReading Comprehension Strategyeng
dc.subjectMain Ideaseng
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão da Leiturapor
dc.subjectSíntesepor
dc.subjectEstratégia de Compreensão de Leiturapor
dc.subjectIdeias Principaispor
dc.titleLeitura no Ensino Secundário em Português e em Inglês: a Síntese como Estratégia de Compreensãopor
dc.title.alternativeReading in Secondary Education in Portuguese and in English: the Summary as a Reading Comprehension Strategyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleLeitura no Ensino Secundário em Português e em Inglês: a Síntese como Estratégia de Compreensãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451228-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Bárbara Eunice Gaudêncio da::0009-0003-9401-4744-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
BarbaraSilva_versaofinal.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

45
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons