Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111694
Title: A oralidade em debate com recurso à metodologia Flipped Classroom
Other Titles: Speaking skills in debate, using the Flipped Classroom methodology
Authors: Santos, Liliane Sofia Fernandes dos
Orientador: Figueiredo, Albano António Cabral
Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Keywords: Speaking Skill; oral genre; debate; Flipped Classroom; Oralidade; género oral; debate; Flipped Classroom; Sala de Aula Invertida
Issue Date: 24-Oct-2023
Serial title, monograph or event: A oralidade em debate com recurso à metodologia Flipped Classroom
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: In an increasingly global, multilingual, multicultural and digital world, the need to learn at least one foreign language is undeniable. Faced with a paradigm of language teaching that is characterised by changes and that increasingly values the speaking skill and considering the difficulties teachers face in motivating students to speak and express their points of view in the classroom and beyond, the debate, as an oral genre, has emerged to answer some of the challenges. Due to the different demands of the 21st century schools, it will be important to emphasise speaking and use it to enable the acquisition of skills, knowledge and attitudes that meet the official benchmarks supporting curriculum development, such as Aprendizagens Essenciais, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória or even Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Teachers are increasingly trying to find various activities and teaching materials that will draw the students' attention in the classroom and help them improving their speaking skills. The main objective of this Report is to use the debate as an activity to promote the speaking skill using the Flipped Classroom methodology, and its main aim is to analyse its contribution to improve students' speaking skills. The analysis of the results reflects on speaking in debate and how the Flipped Classroom has altered the acquisition of knowledge and changed the students' engagement and motivation in the classroom, as well as their understanding and perception of the matters, compared to traditional classroom instruction. The oral genre "Debate" can thus be seen as a tool for promoting argumentative skill and motivation for learning in both the mother tongue and the foreign language.
Num mundo cada vez mais global, multilingue, multicultural e digital é inegável a necessidade de se aprender, pelo menos, uma Língua Estrangeira. Perante um paradigma de ensino das línguas que se carateriza pela mudança e que valoriza cada vez mais a oralidade, e considerando as dificuldades que os professores enfrentam para motivarem os alunos a falarem e exprimirem os seus pontos de vista, surge o debate, enquanto género oral, para dar resposta a alguns dos desafios. Devido às diferentes exigências das escolas do Século XXI, será importante colocar a tónica na oralidade e utilizá-la na medida em que permite a aquisição de competências, saberes e atitudes que vão ao encontro dos referenciais oficiais de apoio ao desenvolvimento curricular, como as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória ou ainda a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Cada vez mais os docentes tentam encontrar atividades e materiais didáticos suficientemente diversificados de modo a que sejam aplicadas metodologias ativas e motivadoras que captem a atenção dos alunos na sala de aula e os ajudem a melhorar as suas capacidades orais. Propõe-se, desta forma, neste Relatório, a utilização do debate enquanto atividade promotora da oralidade com aplicação da metodologia Flipped Classroom, sendo o seu principal objetivo analisar o contributo desta para a melhoria das capacidades orais dos alunos. A análise dos resultados reflete sobre a oralidade em debate e sobre a forma como a Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida alterou a aquisição de conhecimento e modificou o empenho e a motivação dos alunos em sala de aula, assim como a sua compreensão e perceção em relação aos assuntos, comparativamente com a instrução em sala de aula tradicionalmente feita. O género oral “Debate” pode ser assim encarado enquanto ferramenta de promoção da capacidade argumentativa e motivação para a aprendizagem quer na Língua Materna quer na Estrangeira.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111694
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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