Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111694
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueiredo, Albano António Cabral-
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Liliane Sofia Fernandes dos-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:02:11Z-
dc.date.available2024-01-08T23:02:11Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111694-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractIn an increasingly global, multilingual, multicultural and digital world, the need to learn at least one foreign language is undeniable. Faced with a paradigm of language teaching that is characterised by changes and that increasingly values the speaking skill and considering the difficulties teachers face in motivating students to speak and express their points of view in the classroom and beyond, the debate, as an oral genre, has emerged to answer some of the challenges. Due to the different demands of the 21st century schools, it will be important to emphasise speaking and use it to enable the acquisition of skills, knowledge and attitudes that meet the official benchmarks supporting curriculum development, such as Aprendizagens Essenciais, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória or even Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Teachers are increasingly trying to find various activities and teaching materials that will draw the students' attention in the classroom and help them improving their speaking skills. The main objective of this Report is to use the debate as an activity to promote the speaking skill using the Flipped Classroom methodology, and its main aim is to analyse its contribution to improve students' speaking skills. The analysis of the results reflects on speaking in debate and how the Flipped Classroom has altered the acquisition of knowledge and changed the students' engagement and motivation in the classroom, as well as their understanding and perception of the matters, compared to traditional classroom instruction. The oral genre "Debate" can thus be seen as a tool for promoting argumentative skill and motivation for learning in both the mother tongue and the foreign language.eng
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais global, multilingue, multicultural e digital é inegável a necessidade de se aprender, pelo menos, uma Língua Estrangeira. Perante um paradigma de ensino das línguas que se carateriza pela mudança e que valoriza cada vez mais a oralidade, e considerando as dificuldades que os professores enfrentam para motivarem os alunos a falarem e exprimirem os seus pontos de vista, surge o debate, enquanto género oral, para dar resposta a alguns dos desafios. Devido às diferentes exigências das escolas do Século XXI, será importante colocar a tónica na oralidade e utilizá-la na medida em que permite a aquisição de competências, saberes e atitudes que vão ao encontro dos referenciais oficiais de apoio ao desenvolvimento curricular, como as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória ou ainda a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Cada vez mais os docentes tentam encontrar atividades e materiais didáticos suficientemente diversificados de modo a que sejam aplicadas metodologias ativas e motivadoras que captem a atenção dos alunos na sala de aula e os ajudem a melhorar as suas capacidades orais. Propõe-se, desta forma, neste Relatório, a utilização do debate enquanto atividade promotora da oralidade com aplicação da metodologia Flipped Classroom, sendo o seu principal objetivo analisar o contributo desta para a melhoria das capacidades orais dos alunos. A análise dos resultados reflete sobre a oralidade em debate e sobre a forma como a Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida alterou a aquisição de conhecimento e modificou o empenho e a motivação dos alunos em sala de aula, assim como a sua compreensão e perceção em relação aos assuntos, comparativamente com a instrução em sala de aula tradicionalmente feita. O género oral “Debate” pode ser assim encarado enquanto ferramenta de promoção da capacidade argumentativa e motivação para a aprendizagem quer na Língua Materna quer na Estrangeira.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSpeaking Skilleng
dc.subjectoral genreeng
dc.subjectdebateeng
dc.subjectFlipped Classroomeng
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectgénero oralpor
dc.subjectdebatepor
dc.subjectFlipped Classroompor
dc.subjectSala de Aula Invertidapor
dc.titleA oralidade em debate com recurso à metodologia Flipped Classroompor
dc.title.alternativeSpeaking skills in debate, using the Flipped Classroom methodologyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA oralidade em debate com recurso à metodologia Flipped Classroompor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451856-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Liliane Sofia Fernandes dos::0009-0004-1949-6517-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriFigueiredo, Albano António Cabral-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.contributor.advisorFigueiredo, Albano António Cabral-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
LilianeSantos_versaofinal.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

42
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons