Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111692
Título: O Conhecimento Explícito da Gramática em Português e em Latim: o Caso e as Funções Sintáticas
Outros títulos: Explicit Knowledge of the Grammar in Portuguese and in Latin: The Grammatical Case and the Syntactic Functions
Autor: Correia, André Gonçalo Fonseca
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Silva, Cláudia Raquel Cravo da
Palavras-chave: explicit knowledge; grammatical case; syntactic functions; personal pronouns; language awareness; conhecimento explícito; casos; funções sintáticas; pronomes pessoais; consciência linguística
Data: 31-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Conhecimento Explícito da Gramática em Português e em Latim: o Caso e as Funções Sintáticas
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio é o resultado do trabalho realizado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino em Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário, efetuada no ano letivo de 2022/2023, junto de uma turma de Latim de 10.º ano e de uma turma de Português de 12.º ano. O trabalho expõe um estudo de caso exploratório sobre o conhecimento explícito da gramática e teve como objetivo investigar de que modo o ensino explícito da noção de ‘caso’ desenvolve a consciência sintática dos alunos, num nível de iniciação à língua, no caso do Latim, e no fim da escolaridade obrigatória, no caso do Português. Para esse fim, foram estabelecidos como objetivos de investigação (i) aferir a consciência dos discentes, quer de Latim, quer de Português, sobre as noções de ‘caso’ e das respetivas ‘funções sintáticas’, (ii) descrever e compreender o efeito do ensino explícito da língua, em Latim e Português, na aprendizagem dos alunos. As aplicações didáticas ,do ponto de vista metodológico, foram estruturadas conforme o modelo de oficina gramatical (Duarte, 1992) e atuaram sobre as fragilidades evidenciadas numa fase inicial de recolha de dados, visando desenvolver o conhecimento explícito da língua. De acordo com os resultados obtidos, é possível concluir que o ensino explícito da gramática favorece o desenvolvimento do conhecimento linguístico e metalinguístico, o que viabiliza a reflexão e sistematização de conhecimentos e de competências sobre a língua.
This Report is the result of the work carried out during the Supervised Pedagogical Practice of the master’s degree in teaching Portuguese in the Secondary School (7th to 9th grade) and Secondary Education (10th to 12th grade) and Latin in Secondary Education. The teaching internship took place in the academic year 2022/2023, with a 10th grade Latin class and a 12th grade Portuguese class. The work is an exploratory case study on the explicit knowledge of grammar and aimed to investigate how the explicit teaching of the notion of 'case' develops students' syntactic awareness, at an introductory level, in the case of Latin, and at the end of compulsory schooling, in the case of Portuguese. To this end, the research objectives were (i) to assess the awareness of both Latin and Portuguese students of the notions of 'grammatical case' and their 'syntactic functions', (ii) to describe and understand the effect of explicit language teaching in Latin and Portuguese on students' learning. From a methodological point of view, the didactic applications were structured according to the grammar workshop model (Duarte, 1992). They acted on the weaknesses highlighted in an initial phase of data collection, with the aim of developing explicit knowledge of the language. According to the results obtained, it is possible to conclude that the explicit teaching of grammar favours the development of linguistic and metalinguistic awareness, which enables the reflection and systematization of knowledge and skills about language.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111692
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
AndreCorreia_versaofinal.pdf23.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons