Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111657
Título: A perceção da diversidade cultural em ambiente escolar
Outros títulos: The perception of cultural diversity in a school environment
Autor: Soares, Mónica Raquel Dias
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Palavras-chave: Ensino; Geografia; Diversidade cultural; Idetidade; Perceção; Teaching; Geography; Cultural diversity; Identity; Perception
Data: 22-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A perceção da diversidade cultural em ambiente escolar
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os locais onde habitamos são, atualmente, locais marcados pela presença de uma grande diversidade de histórias, línguas, identidades, hábitos, religiões, e que são elementos da identidade cultural. Estes elementos fazem parte da natureza individual/coletiva das pessoas e são também elementos de união de um povo.As migrações e a globalização contribuíram para o aumento do fluxo de pessoas, bens, serviços e informação. Neste sentido, as trocas culturais intensificaram-se através da internacionalização das marcas, das formas de vestir, da alimentação, dos hábitos, dos estilos de música e da dança.O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresenta os resultados da avaliação da perceção da diversidade cultural em ambiente escolar.Em contexto escolar o educador deve promover o diálogo e transmitir valores, alertando para o preconceito e mencionando alguns constrangimentos causados pelas diferenças religiosas, culturais, sociais, étnicas e outras.A nacionalidade mais expressiva a residir em Portugal é a brasileira. Para além desta nacionalidade, existem outras nacionalidades, nomeadamente a ucraniana, cabo-verdiana, romena, angolana, guineense, britânica, chinesa, francesa e espanhola. Nos últimos anos, a nacionalidade chinesa tem vindo a aumentar o contingente de residentes em Portugal.Com o recurso às novas tecnologias, o professor de Geografia pode abordar a temática da diversidade cultural integrando recursos didáticos diversos, tornando as aulas mais dinâmicas. Neste relatório propõe-se a utilização do ArcGis StoryMaps como estratégia para explorar a diversidade cultural, a qual foi utilizada e tornou possível a partilha de experiências individuais de alguns alunos de diversas nacionalidades, o que tornou a aula mais dinâmica e permitiu explorar o sentido das palavras de “diversidade cultural”.
The places where we live are currently marked by presence of a great diversity of histories, languages, identities, habits and religions, elements that create the cultural identity. Such elements allow the differentiation of people and are also elements of unity os a people.Migrations and globalization have contributed ton an increase in the flow of people, goods, services and information. In this sense cultural, exchanges intensified through the internationalization of brands, ways of dressing, food, habits, styles of music and dance. This report presents the perception of cultural diversity in the school environment. In a school context, the educator must promove dialoge and transmite values, alerting to prejudice and mentioning and mentioning some constraints caused by religious, cultural, social, ethnic differences, etc.The most expressive nationality residing in Portugal is Brazilian. In addition to this nationality, there are other nationalities, namely Ukrainian, Cape Verdean, Romanian, Angolan, Guinean, British, Chinese, French and Spanish. In recent years, Chinese nationality has been intensifying in Portugal.With the use of new technologies, the Geography teacher can explore the topic of cultural diversity integrating different didactic resources, making classes more dynamic. With the ArcGis StoryMaps resource, it was possible to share individual experiences of some students of different nationalities, which made the class dynamic and all students understood the meaning of the words “cultural diversity”.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111657
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
MonicaSoares_versaofinal.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

14
Visto em 15/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons