Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111655
Título: Planificação do processo da escrita em diferentes géneros textuais: texto de opinião e texto expositivo
Outros títulos: Planning the writing process in different textual genres: opinion text and expository text
Autor: Almeida, Rafaela Alexandra da Silva
Orientador: Pereira, Maria Isabel Pires
Palavras-chave: planning; strategies; mastery of writing; opinion text; expository text; planificação; estratégias; domínio da escrita; texto de opinião; texto expositivo
Data: 31-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Planificação do processo da escrita em diferentes géneros textuais: texto de opinião e texto expositivo
Local de edição ou do evento: FLUC
Resumo: The main focus of this report is the field of writing, more precisely the planning phase. It presents a scientific-didactic case study as part of the Master's Degree in Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. This study is part of the Supervised Pedagogical Practice of the Portuguese language subject and was carried out in a 7th grade class at the Escola Secundária Lima de Faria.Within this report, two distinct sections are presented: the first one is divided into two chapters. In the first chapter, a characterization of the socio-educational context in which the pedagogical internship took place is made (the historical context of the city, the school and the grouping is presented, as well as the characterization of the class in which the internship was carried out). The second chapter presents a reflection and critical description of the internship.The second section corresponds to the monographic component. The research work is based on a set of reflections that reflect on the importance of planning the writing process in different textual genres, namely in the opinion text and in the expository text. The different phases of the writing process that writing activities must go through were taken into account - planning, textualization and revision (Flower & Hayes, 1981).It also presents a case study carried out in a school context, where some strategies for planning the writing process for students were proposed. Through specific didactics, the results obtained are analyzed, aiming to enrich the knowledge about the teaching-learning process.At last, the final considerations are presented with the main conclusions of the study, highlighting the practical and theoretical implications for the educational field.
O presente relatório tem como principal foco o domínio da escrita, mais precisamente a fase de planificação. Apresenta um estudo de caso científico-didático no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este estudo está integrado na Prática Pedagógica Supervisionada da disciplina de Português e foi realizado numa turma do 7.º ano de escolaridade da Escola Secundária Lima de Faria.Este relatório é constituído por duas partes: a primeira parte divide-se em dois capítulos. No primeiro capítulo é feita uma caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o estágio pedagógico (é apresentado o contexto histórico da cidade, a escola e o agrupamento e ainda a caracterização da turma em que foi realizado o estágio). No segundo capítulo faz-se uma reflexão e descrição crítica sobre o estágio.A segunda parte corresponde à componente monográfica. O trabalho de investigação baseia-se num conjunto de reflexões que traduzem a importância de planificar o processo da escrita em diferentes géneros textuais, nomeadamente no texto de opinião e no texto expositivo. Foram tidas em consideração as diferentes fases do processo pelas quais as atividades de escrita devem passar- planificação, textualização e revisão (Flower & Hayes, 1981).Apresenta-se, ainda, um estudo de caso realizado em contexto escolar, onde foram propostas algumas estratégias de planificação do processo da escrita aos alunos. Por meio de didatizações específicas, os resultados obtidos são analisados, visando enriquecer o conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem.Por fim, são apresentadas as considerações finais com as principais conclusões do estudo, destacando as implicações práticas e teóricas para o campo educacional.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111655
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
RafaelaAlmeida_versaofinal.pdf10.24 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

31
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons