Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111639
Title: A FISICALIDADE DO ATOR COMO ELEMENTO PARA A TEATRALIDADE
Other Titles: THE ACTOR´S PHYSICALITY AS AN ELEMENT TO THEATRICALITY
Authors: Inácio, Hugo Miguel Trindade Ribeiro
Orientador: Salgado, Ricardo de Seiça Alves
Keywords: Fisicalidade; Teatralidade; Presença; Ator; Corpo; Phisicality; Theatricality; Presence; Actor; Body
Issue Date: 27-Oct-2023
Serial title, monograph or event: A FISICALIDADE DO ATOR COMO ELEMENTO PARA A TEATRALIDADE
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta dissertação propõe-se a discutir algumas questões relacionadas com o trabalho do ator e a sua relação com o panorama teatral contemporâneo. Inserido num contexto pós-moderno, o ator depara-se hoje, mais do que nunca, com a possibilidade de se encontrar nas variadas manerias de pensar o teatro e com os treinos que lhes são associados, e que formam hoje uma filigrana complexa capaz de questionar que papel resta para o ofício do ator. Os caminhos estéticos percorridos pela dramaturgia e encenação no Ocidente a partir da Antiguidade Clássica operam no ofício do ator exigindo técnicas distintas, que aproximam o seu treino ora da palavra, ora da expressividade. Trata-se de uma divisão moderna do teatro, onde o ator se vê inserido apesar existir uma investigação dentro dos dois pólos que apontam a um corpo que antecede a representação. A partir da segunda metade do século XX, a vontade de questionar os dogmas existentes levou a uma diluição dos conceitos definidores dos vários elementos que compõem a arte teatral trazendo até aos dias de hoje indagações acerca do lugar que um corpo sem ficção ocupa numa profissão onde reina a imaginação. Hoje, o teatro encontra-se povoado de infinitas possibilidades inspiradas num passado capaz de iluminar as questões estéticas do presente. O trabalho de um ator contemporâneo deambula entre inúmeras possibilidades que se mesclam com outras áreas artísticas como a dança e o circo, ou até tecnológicas como o vídeo, e o audiovisual. Neste sentido, esta investigação aponta ao conceito de “presença” como elemento profissionalizante do trabalho de ator, esclarecendo a necessidade de um corpo que antecede a representação e que necessita de treino qualquer que seja o contexto em que esteja inserido.
This thesis aims to discuss some aspects related to the work of the actor and their relationship with the contemporary theater scene. In a post-modern context, actors are faced today more than ever, with the possibility of finding themselves in the various ways of thinking about theater and the associated training, which now form a complex wiring capable of questioning what role remains for the actor's profession. The aesthetic paths followed by dramaturgy and staging in the West from Classical Antiquity onwards operate in the actor´s craft, requiring different techniques, which bring their training closer to the word´s field or expressiviness. This is a modern division of theatre, where the actor finds himself inserted despite the investigations that point to a body that precedes the representation. From the second half of the XX century onwards, the desire to question existing dogmas led to a dilution of the defining concepts of the various elements that make up theatrical art, bringing to this day questions about the place that a body without fiction occupies in a profession where imagination reigns. Today, theater is full of infinite possibilities inspired by a past capable of illuminating the aesthetic issues of the presente. The work of a contemporany actor wanders between countless possibilities that merge with other artistic areas such as dances, or circus, or even technological areas such as vídeo, and audiovisual.In this sense, this investigation points to a concept of “presence” as a professionalizing element of the actor´s work, clarifying the need for a body that precedes representation and that requires training whatever the context in which it is inserted
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111639
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
HugoInácio_versaofinal.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

9
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons