Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111639
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalgado, Ricardo de Seiça Alves-
dc.contributor.authorInácio, Hugo Miguel Trindade Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:50Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:50Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111639-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEsta dissertação propõe-se a discutir algumas questões relacionadas com o trabalho do ator e a sua relação com o panorama teatral contemporâneo. Inserido num contexto pós-moderno, o ator depara-se hoje, mais do que nunca, com a possibilidade de se encontrar nas variadas manerias de pensar o teatro e com os treinos que lhes são associados, e que formam hoje uma filigrana complexa capaz de questionar que papel resta para o ofício do ator. Os caminhos estéticos percorridos pela dramaturgia e encenação no Ocidente a partir da Antiguidade Clássica operam no ofício do ator exigindo técnicas distintas, que aproximam o seu treino ora da palavra, ora da expressividade. Trata-se de uma divisão moderna do teatro, onde o ator se vê inserido apesar existir uma investigação dentro dos dois pólos que apontam a um corpo que antecede a representação. A partir da segunda metade do século XX, a vontade de questionar os dogmas existentes levou a uma diluição dos conceitos definidores dos vários elementos que compõem a arte teatral trazendo até aos dias de hoje indagações acerca do lugar que um corpo sem ficção ocupa numa profissão onde reina a imaginação. Hoje, o teatro encontra-se povoado de infinitas possibilidades inspiradas num passado capaz de iluminar as questões estéticas do presente. O trabalho de um ator contemporâneo deambula entre inúmeras possibilidades que se mesclam com outras áreas artísticas como a dança e o circo, ou até tecnológicas como o vídeo, e o audiovisual. Neste sentido, esta investigação aponta ao conceito de “presença” como elemento profissionalizante do trabalho de ator, esclarecendo a necessidade de um corpo que antecede a representação e que necessita de treino qualquer que seja o contexto em que esteja inserido.por
dc.description.abstractThis thesis aims to discuss some aspects related to the work of the actor and their relationship with the contemporary theater scene. In a post-modern context, actors are faced today more than ever, with the possibility of finding themselves in the various ways of thinking about theater and the associated training, which now form a complex wiring capable of questioning what role remains for the actor's profession. The aesthetic paths followed by dramaturgy and staging in the West from Classical Antiquity onwards operate in the actor´s craft, requiring different techniques, which bring their training closer to the word´s field or expressiviness. This is a modern division of theatre, where the actor finds himself inserted despite the investigations that point to a body that precedes the representation. From the second half of the XX century onwards, the desire to question existing dogmas led to a dilution of the defining concepts of the various elements that make up theatrical art, bringing to this day questions about the place that a body without fiction occupies in a profession where imagination reigns. Today, theater is full of infinite possibilities inspired by a past capable of illuminating the aesthetic issues of the presente. The work of a contemporany actor wanders between countless possibilities that merge with other artistic areas such as dances, or circus, or even technological areas such as vídeo, and audiovisual.In this sense, this investigation points to a concept of “presence” as a professionalizing element of the actor´s work, clarifying the need for a body that precedes representation and that requires training whatever the context in which it is insertedeng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFisicalidadepor
dc.subjectTeatralidadepor
dc.subjectPresençapor
dc.subjectAtorpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectPhisicalityeng
dc.subjectTheatricalityeng
dc.subjectPresenceeng
dc.subjectActoreng
dc.subjectBodyeng
dc.titleA FISICALIDADE DO ATOR COMO ELEMENTO PARA A TEATRALIDADEpor
dc.title.alternativeTHE ACTOR´S PHYSICALITY AS AN ELEMENT TO THEATRICALITYeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA FISICALIDADE DO ATOR COMO ELEMENTO PARA A TEATRALIDADEpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451635-
thesis.degree.disciplineArtes do Espectáculo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Artísticos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorInácio, Hugo Miguel Trindade Ribeiro::0009-0005-5488-2605-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBranco, Sérgio Emanuel Dias-
uc.degree.elementojuriSilva, José António Geraldo Marques da-
uc.degree.elementojuriSalgado, Ricardo de Seiça Alves-
uc.contributor.advisorSalgado, Ricardo de Seiça Alves-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
HugoInácio_versaofinal.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

11
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons