Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111637
Título: Mediar o Serviço Educativo em Museus: formação, educação e democratização cultural
Outros títulos: Mediating the Educational Service in Museums: formation, education and cultural democratisation
Autor: Dias, Nuno Afonso dos Reis Oliveira
Orientador: Branco, Sérgio Emanuel Dias
Palavras-chave: Educational Service; Cultural Mediation; Education; Publics; Museum; Serviço Educativo; Mediação Cultural; Educação; Públicos; Museu
Data: 26-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Mediar o Serviço Educativo em Museus: formação, educação e democratização cultural
Local de edição ou do evento: Museu de Lisboa
Resumo: The internship at Museu de Lisboa's Educational Service, part of the Master's Degree in Artistic Studies at the Faculty of Letters of the University of Coimbra, aimed to explore the role of the cultural mediator in a museum context. From the experience of mediating with various types of public, the aim was to promote one of the primary functions of museums: education. It is through education that audiences are formed and the appreciation and understanding of the arts and heritage is promoted. In this sense, and taking into account all the work carried out during the internship, through the explanation, with due argumentation, of some paradigmatic examples with regard to the position of assistant and professional of the educational service carried out by me at the Museum of Lisbon, the countless possibilities of these institutions to generate public involvement and education are exposed. The research topic seeks to emphasise the importance of the Education Service in museums and the professional who is part of it, as the person responsible for transmitting the potential of heritage to the public, through the production of various activities and the creation of cultural proposals that encourage learning and democracy. Taking into account the entire history and evolution of museology, the education sector has never been more important today, because it is thanks to its work that one of the basic functions governing cultural and heritage spaces can be fulfilled in a continuous and active way. Museums have been joining forces to develop their potential, dynamism and work with different communities in an increasingly efficient way. However, in Portugal, there is still room for improvement, which is achieved by constantly updating their image in the face of current events and society, because, first and foremost, museums have to meet people's needs. Without ever forgetting that museums are for everyone.
O estágio no Serviço Educativo do Museu de Lisboa, integrado no Mestrado em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, teve como objetivo explorar a função do mediador cultural em contexto museológico. A partir da experiência de mediação com vários tipos de públicos, procurou-se fomentar uma das funções primordiais dos museus: a educação. É pela via da educação que se formam públicos e promove a apreciação e compreensão das artes e do património. Neste sentido, e tendo em conta todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, através da explanação, com devida argumentação, de alguns exemplos paradigmáticos no que diz respeito ao cargo de assistente e profissional do serviço educativo desempenhado por mim no Museu de Lisboa, expõem-se as inúmeras possibilidades destas instituições para gerar envolvimento dos públicos e educação. O tema de investigação procura salientar a importância do Serviço Educativo nos museus e do profissional que o integra, enquanto responsável pela transmissão ao público do potencial patrimonial, através da produção de diversas atividades e da criação de propostas culturais que propiciem a aprendizagem e democracia. Tendo em conta toda a história e evolução da museologia, nos dias de hoje, o setor educativo nunca foi tão importante, pois é graças ao seu trabalho que se pode cumprir uma das funções basilares que regem os espaços culturais e patrimoniais de forma contínua e ativa. Os museus têm vindo a unir esforços para desenvolver, de forma cada vez mais eficiente, a sua potencialidade, dinamismo e trabalho com as diferentes comunidades. Contudo, em Portugal, há ainda espaço para aprimoramento, que é conseguido através da constante atualização da sua imagem face à atualidade e à sociedade do presente, pois, em primeiro lugar, os museus têm de ir de encontro às necessidades das pessoas. Sem nunca esquecer que, os museus são para todos.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111637
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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