Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111635
Título: Escrita Colaborativa: o processo de escrita
Outros títulos: Collaborative writing: the writing process
Autor: Furtado, Inês Alexandra Sousa
Orientador: Figueiredo, Albano António Cabral
Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Palavras-chave: collaborative writing; the writing process; writing pedagogy; collaborative learning; collaborative writing techniques; escrita colaborativa; o processo de escrita; pedagogia de escrita; aprendizagem colaborativa; técnicas de escrita colaborativa
Data: 30-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Escrita Colaborativa: o processo de escrita
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: This report shows and discusses the work developed during my supervised pedagogical practice within the Master's Degree in Teaching Portuguese and English from middle school to high school. This report is divided into four parts, the first of which refers to the characterization of the socio-educational context and the classes to which I was assigned for the Curricular Internship, and the second part focuses on the description and reflection of the work developed throughout the internship. The third part addresses the research carried out within the scope of my research topic and the fourth part describes the execution of the research topic and the discussion and analysis of the data and results of the object of study, as well as the analysis of the satisfaction surveys.The main objective of this paper is to demonstrate that collaborative writing as well as the writing process leads to a better quality of text. In addition to enhancing the development of writing skills, this strategy also enables the enhancement of other skills, such as social competence and negotiation.To carry out the collaborative writing sessions, it was necessary to take into account the different stages of the writing process, namely, planning, textualization and revision. It was also important to look at the different techniques used in collaborative writing in order to choose the most appropriate techniques for my target audience and the different textual genres. Based on the results of the collaborative texts, I can conclude that overall, collaborative writing enables a better quality of text. In addition, the results of the satisfaction survey show that the collaborative writing sessions were beneficial for the students in both classes.
O presente relatório apresenta e discute o trabalho desenvolvido ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este relatório divide-se em quatro partes, sendo que a primeira se refere à caracterização do contexto socioeducativo e das turmas que me foram atribuídas para a realização do Estágio Pedagógico e a segunda parte diz respeito à descrição e à reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A terceira parte aborda a investigação realizada no âmbito do meu tema monográfico e na quarta parte descreve-se a aplicação desse tema bem como se procede à discussão e à análise dos dados e resultados do objeto de estudo, incluindo a dos inquéritos de satisfação.Este trabalho tem como principal intuito demonstrar que a escrita colaborativa, juntamente com o processo de escrita, levam a uma melhor qualidade de texto. Além de potenciar o desenvolvimento de competências de escrita, esta estratégia possibilita também o aprofundamento de outras competências, tais como a competência social e a capacidade de negociação.Para a realização das sessões de escrita colaborativa foi necessário ter em conta as diferentes etapas do processo de escrita, nomeadamente a planificação, a textualização e a revisão. Foi também importante ter em conta as diversas técnicas utilizadas na escrita colaborativa, a fim de escolher as técnicas mais apropriadas para o meu público-alvo, bem como os diferentes géneros textuais. Com base nos resultados dos textos realizados colaborativamente, verifica-se que a escrita colaborativa possibilita, globalmente, uma melhor qualidade de texto. Além disso, os resultados do inquérito de satisfação revelam que as sessões de escrita colaborativa foram benéficas para os alunos em ambas as turmas.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111635
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
InesFurtado_versaofinal.pdf1.86 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

30
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons