Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111257
Título: CUIDADOS PALIATIVOS: A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE E ACESSIBILIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Outros títulos: PALLIATIVE CARE: THE NEED FOR TRAINING IN IMPROVING THE QUALITY AND ACCESSIBILITY OF SERVICE PROVISION
Autor: Monteiro, Rita Baptista
Orientador: Ribeiro, Hugo Alexandre da Cruz
Dourado, Marilia Assunção Rodrigues Ferreira
Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Educação Pós-Graduada; Formação; Conhecimentos; Palliative Care; Post-Graduate Education; Training; Knowledge
Data: 12-Jun-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: CUIDADOS PALIATIVOS: A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE E ACESSIBILIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Local de edição ou do evento: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
Resumo: Background: In Portugal, around 90,000 people will need Palliative Care (PC) annually. However, it is estimated that only 30% will receive an adequate response from specialized teams in this area. Throughout the pre-graduate training of doctors, learning opportunities in this area are scarce, making it necessary to resort to further training to improve the skills necessary to guide patients at the end of their lives. Studies carried out with physicians and medical students have shown a clear need to improve training. Others have observed a clear benefit in doctors who have completed post-graduate training in the area, in dealing with patients at the end of their lives.Objective: Evaluate the impact of a 35-hour basic training course on the knowledge obtained by the medical profession.Methods: This is an observational and cross-sectional study, carried out by sharing a questionnaire with 204 participants enrolled in the “Curso Intensivo de Medicina Paliativa” organized by a group of physicians in November 2021. This was shared in three stages of training (before, after the course and 6 months after the course), which included questions to assess theorical knowledge and assess the skills and abilities obtained. Data analysis was conducted using SPSS program, version 26.0.Results: 93 (45,58%) responses were collected before training, 80 (39,21%) responses after training and 36 (17,64%) responses six months after training. An improvement in knowledge was observed immediately after the training (p=0.014), which does not seem to persist six months later (p=0.574). Nevertheless, six months after training, there was an increase on the physicians’ level of confidence in referring patients to Palliative Care Units or Teams (p=0.009) and in medicating patients who may be in the last months of life (p=0.005).Conclusion: The results of theoretical knowledge in medical areas were worse, so it may be necessary to create more specific training opportunities for the medical profession. There was an increase in physicians’ self-confidence in referring and medicating patients with Palliative Care needs, which may be associated with better medical care provided. Further studies are needed to assess the impact of combined theoretical and practical training on physicians’ knowledge of Palliative Care.
Introdução: Em Portugal, cerca de 90.000 pessoas necessitarão de Cuidados Paliativos anualmente. No entanto, estima-se que apenas 30% terão resposta adequada de equipas especializadas nesta área. Ao longo da formação pré-graduada dos médicos, são escassas as oportunidades de aprendizagem nesta área, sendo necessário recorrer a formações posteriores para aperfeiçoar o conhecimento e as capacidades necessárias para orientar doentes no seu final de vida. Estudos realizados em médicos e estudantes de medicina mostraram uma clara necessidade em melhorar a formação. Outros estudos, demonstraram um benefício claro em médicos que realizaram formação pós-graduada na área, em lidar com doentes no seu final de vida.Objetivo: Avaliar o impacto de uma ação de formação básica de 35 horas de duração nos conhecimentos obtidos pela classe médica.Métodos: Estudo observacional e transversal, realizado através da partilha de um questionário com os 204 participantes inscritos no “Curso Intensivo de Medicina Paliativa” organizado por um grupo de médicos em Novembro de 2021. O questionário foi preenchido pelos participantes em três momentos da formação (antes, imediatamente depois do curso e 6 meses após o curso), no qual constavam perguntas para avaliação dos conhecimentos teóricos e das competências e aptidões obtidas. A análise de dados foi conduzida com o programa SPSS, versão 26.0.Resultados: Foram colhidas 93 respostas (45,58%) antes da formação, 80 respostas (39,21%), imediatamente após a formação e 36 respostas (17,64%), seis meses após a formação. Foi observada uma melhoria dos conhecimentos logo após a formação (p=0.014), que parece não se ter perpetuado seis meses após o curso (p=0.574). Porém, seis meses após a formação, foi observado um aumento do nível de confiança dos médicos em referenciar doentes para Equipas ou Unidades de Cuidados Paliativos (p=0.009) e em medicar doentes que podem estar nos últimos meses de vida (p=0.005).Conclusão: Os resultados dos conhecimentos teóricos em áreas médicas foram piores, pelo que poderá ser necessário criar mais oportunidades de formação específica para a classe médica. Observou-se um aumento da auto-confiança dos médicos em referenciar e medicar doentes com necessidades de Cuidados Paliativos, que poderá estar associado a melhores cuidados médicos prestados. É necessário realizar mais estudos para avaliar o impacto da formação teórica e prática, combinadas, nos conhecimentos dos médicos em CP.
Descrição: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111257
Direitos: openAccess
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