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https://hdl.handle.net/10316/111199
Título: | Sequendus Aristoteles. Da ciência e da natureza na ratio stvdiorvm (1599) | Autor: | Miranda, Margarida | Palavras-chave: | Ratio Studiorum; Companhia de Jesus; colégios; ciência; natureza; filosofia; educação; escolástica; Aristóteles | Data: | 2009 | Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Humanitas | Número: | 61 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A Ratio Studiorum dos Jesuítas foi muito mais do que um curriculum escolar de filosofia e de teologia. Um lugar central é dado aos estudos literários, mas o arquétipo das sete artes liberais continua presente, ao longo de uma linha de continuidade que atravessa a educação no Ocidene, e que torna os termos 'antigo', 'medieval' e 'moderno' relativamente arbitrário. Os estudos previstos pela Ratio são, porém, simultaneamente literários e filosóficos mas também científicos. Através da obra de Aristóteles, as ciências da natureza (física, geografia, meteorologia, biologia, cosmologia, psicologia) constituíam estudo obrigatório, por se entender que predispunham o intelecto para a teologia e estavam ao serviço do seu perfeito conhecimento. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/111199 | ISSN: | 0871-1569 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Artigos em Revistas Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MMiranda (Humanitas 61, 2009, 179-190) Sequendus Aristoteles, da ciência e da natureza na ratio studiorum (1599).pdf | 4.66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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