Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111089
Título: Aurora, uma estudante insubmissa. Género, intolerância e contestação na Universidade de Coimbra na I República
Autor: Vaquinhas, Irene 
Palavras-chave: Universidade de Coimbra; Polícia académica; 1ª República; Aurora Teixeira de Castro; Mobilização estudantil; História das mulheres e do género; University of Coimbra; Academic police; First Republic; Student mobilisation; History of women and gender studies
Data: Dez-2023
Editora: ISCTE
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ler História
Número: 83
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: No ano de 1916, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a aluna Aurora Teixeira de Castro, após saber que reprovara a um exame, interpela alguns membros do júri sobre a avaliação, atitude apoiada por dois colegas, com palavras agressivas. De imediato é instaurado um processo de polícia académica aos estudantes, o que desencadeou um movimento de solidariedade para com as “vítimas” bem como de contestação aquela Faculdade e à Universidade de Coimbra. Em articulação com várias fontes, este processo permite a análise das relações de género no ensino superior bem como das polarizações políticas ativadas. Os atos de rebeldia desencadeados por uma mulher da primeira geração das licenciadas em Direito em Portugal assinalam uma rutura com o arquétipo feminino tradicional associado à submissão, o que traduz as mudanças que a 1ª República produzia nas identidades de género e na contestação dos símbolos do poder.
In 1916, Aurora Teixeira de Castro, a student at the University of Coimbra Faculty of Law, on learning that she had failed an exam, questioned some members of the jury and challenged their decision, supported by two fellow students using aggressive language. As a result, a case was filed with the academic police against the students, which would lead to a movement in solidarity with the “victims” and in protest against the Law Faculty in particular. The analysis of the proceeding provides a study of gender relations in higher education and an opportunity to contextualise the political protests set in motion by the case. The rebellious behaviour triggered by an individual who was one of the first generation of women to graduate in law in Portugal, also signalled a breaking point with the traditional female archetype associated with submission and would reflect significant changes in gender identities and challenges the symbols of power under the First Republic.
URI: https://hdl.handle.net/10316/111089
ISSN: 2183-7791
DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.12819
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CHSC - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LerHistoria-12819.pdf505.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

107
Visto em 8/mai/2024

Downloads

47
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons