Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110632
Título: Metamorfo (Shapeshifter) - Combinação computacional criativa de criaturas 3D
Outros títulos: Shapeshifter - Creative computational combination of 3D creatures
Autor: Silva, Fábio Gouveia
Orientador: Polisciuc, Evgheni
Martins, Pedro José Mendes
Palavras-chave: 3D Modeling; Creativity; Creatures; Conceptual Blending; Geometric Blending; Modelação 3D; Criatividade; Criaturas; Combinação Conceptual; Combinação Geométrica
Data: 14-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Metamorfo (Shapeshifter) - Combinação computacional criativa de criaturas 3D
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: Throughout human history, due to incredible human creativity, various fantastic creatures have emerged as a way of explaining the previously inexplicable. Today, due to the growing knowledge of the world, these creatures are no longer reality but fiction and, although they no longer serve their original purpose, their need remains. The entertainment industry continues to use the human imagination as a means of creating innovative content, giving rise to a growing demand for fantastic creatures. In order to help the most diverse artists, a system has been developed that fosters human creativity and is simple enough for someone with little knowledge of three-dimensional modeling to use. We propose the implementation of Shapeshifter, a tool that assists in the process of combining multiple components to create new ideas and/or three-dimensional models of usable creatures. The proposed system has been implemented in the three-dimensional modeling tool Blender, in order to be present in a medium used by modelers, thus speeding up their creative work process by unlocking ideas or even offering an editable 3D creature.‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎
Ao longo da história da humanidade, devido à incrível criatividade humana, várias criaturas fantásticas surgiram como forma de explicar o até então inexplicável. Atualmente, devido ao crescente conhecimento do mundo, estas criaturas deixaram de ser uma realidade e passaram a ser ficção e, embora já não tenham a sua utilidade original, a sua necessidade mantém-se. A indústria do entretenimento continua a usar a imaginação humana como um meio de criar conteúdo inovador, dando origem a uma crescente demanda por criaturas fantásticas. De forma a auxiliar os mais diversos artistas, pretende-se desenvolver um sistema que fomente a criatividade humana e, ainda assim, seja intuitivo e simples o suficiente para que alguém com relativo baixo conhecimento o consiga usar. Propõe-se a implementação de Shapeshifter, uma ferramenta que auxilia no processo combinatório de múltiplos componentes dando origem a novas ideias e/ou modelos tridimensionais de criaturas usáveis. Pretende-se implementar o sistema proposto na ferramenta de modelação tridimensional Blender, de forma a estar presente num meio usado por modeladores acelerando assim o seu processo de trabalho criativo através do desbloqueio de ideias ou até mesmo oferecendo uma criatura 3D editável.‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110632
Direitos: openAccess
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