Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110547
Título: Multiplayer Service Framework for Marine Pollution Control Simulator (MPCS)
Outros títulos: Multiplayer Service Framework para o Marine Pollution Control Simulator (MPCS)
Autor: Lopes, Miguel Santos
Orientador: Cardoso, Jorge Carlos dos Santos
Roque, Licínio Gomes
Palavras-chave: Pollution Simulator; Game-Based Learning; MPCS; Multiplayer Service Framework; HC Pollution; Simulador de poluição; Game-Based Learning; MPCS; Multiplayer Service Framework; Poluição de HC
Data: 8-Set-2023
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP/00326/2020/PT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Multiplayer Service Framework for Marine Pollution Control Simulator (MPCS)
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: When a oil spill occurs, there is significant financial and environmental harm. These spills may occur for various factors, as the most usual are: lack of vigilance or a boat/ship accident. So, the removal should happen as quick as possible. For this to happen, all people involved must be in coordination in all times which requires rigorous training.MPCS is a simulator whose main objective is to improve coordination training for all people involved in removing a pollutant in the sea, without the need for all persons be in the same place or neither to use real equipments. MPCS contains several components, such as a VR-component (VR-interfaces, in experimental version), and an UI Generation (generation of interfaces) component, an Game Editor (configuration of the exercises and entities involved), and the Multiplayer Service Framework. The objective of this thesis was the implementation of the Multiplayer Service framework on MPCS. This module consists of developing a service where players can join a specific session/exercise. Then, they can perform various actions, from sending messages to other players to interact with objects in the game and perform an action that will influence the pollutant and its behavior. Also, this module is responsible for the emission and storage of the logs done in each game session. To achieve this, a plan of the tasks to be made was done. The first phase contains the study on the state-of-the-art, the identification of a methodology to use, and the identification of risks. After that, the development of the architecture (and its documentation) and Data Model. The final phase consists in the development of the proper framework, and tests on the performance of the solution found.
Quando ocorre um derrame de petróleo, ocorrem danos significativos tanto financeiros como ambientais. Estes derrames podem acontecer por diversos motivos, sendo os mais comuns a falta de vigilância ou um acidente de algum barco. Portanto, a remoção deve acontecer o mais rápido possível. Para que isso aconteça, todas as pessoas envolvidas devem estar em coordenação o tempo todo, o que requer muito treino.O MPCS é um simulador cujo principal objetivo é melhorar o treino de coordenação para todas as pessoas envolvidas na remoção de poluentes no mar, sem a necessidade de todas as pessoas estarem no mesmo local ou de usarem equipamentos reais. O MPCS possui vários componentes, tais como, um componente de Realidade Virtual (interfaces RV, em versão experimental) e um componente de Geração de Interfaces de User Interfaces, um Editor de Jogo (configuração dos exercícios e entidades envolvidas) e a Multiplayer Service Framework. O objetivo desta tese consiste na implementação desta framework no MPCS.Este módulo consiste no desenvolvimento de um serviço onde os jogadores podem participar numa sessão/exercício específica/o. Depois, estes podem realizar várias ações, desde o envio de mensagens para outros jogadores, à interação com objetos no jogo e até à realização de ações que influenciarão o poluente e o seu comportamento. Além disso, este módulo é responsável pela emissão e armazenamento dos registos feitos em cada sessão de jogo (action log).Para atingir este objetivo final, foi elaborado um plano das tarefas a serem realizadas. A primeira fase inclui o estudo do estado da arte, a identificação de uma metodologia a ser utilizada e a identificação de riscos. Após isso, o desenvolvimento da arquitetura (e sua documentação) e do Modelo de Dados. A fase final consiste no desenvolvimento da Multiplayer Service Framework e na realização de testes de desempenho da solução encontrada.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110547
Direitos: openAccess
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