Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110508
Title: Generative Game Design as Common Interactive Space - Transmediating and Developing the Meerplay Digital Game
Other Titles: Design de Jogos Generativo como Espaço Interativo Comum - Transmediação e Desenvolvimento do Jogo Digital Meerplay
Authors: Caiado, Francisco Campos de Sá Nogueira
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Keywords: Jogar; videojogos; transmediação; design de jogos; geração procedural de conteúdo; Play; video games; transmediation; game design; procedural content generation
Issue Date: 7-Sep-2023
Serial title, monograph or event: Generative Game Design as Common Interactive Space - Transmediating and Developing the Meerplay Digital Game
Place of publication or event: DEI-FCTUC
Abstract: Jogos são uma fonte de entretenimento com o potencial de oferecer experiências interativas em uma escala não alcançável em outros tipos de mídia. Embora existam diversas formas de jogos, cada uma oferecendo diferentes tipos de experiências, todos eles compartilham características semelhantes que permitem que sejam traduzidos para diferentes formas. O objetivo deste trabalho, é a transmediação de um jogo de tabuleiro criado com a intenção de desenvolver o pensamento computacional, promovendo a autoeficácia e a colaboração, num jogo de vídeo. Este processo de transmediação tem como objetivo ser fiel ao material de origem, tendo em conta o design geral e os objetivos do jogo original, simultaneamente tirando proveito da mídia digital para fornecer conteúdo único a esta mídia. Além disso, o principal objetivo deste trabalho é servir como um caso de estudo sobre os tipos, aplicações e potencial da Geração de Conteúdo Procedimental como ferramenta de design de jogos. Para alcançar esses objetivos, um algoritmo de Geração de Conteúdo Procedimental foi incorporado na versão digital do jogo de tabuleiro mencionado anteriormente. O jogo original oferece apenas um conjunto de configurações de arena e conteúdo interativo, o algoritmo de GCP tem como objetivo alterar tanto a arena quanto o conteúdo interativo na versão digital em cada sessão de jogo, criando cenários de jogo diversos e aumentando o valor de rejogabilidade do jogo. Posteriormente, todo o processo de desenvolvimento é detalhado, desde o planeamento inicial realizado para criar um fluxo de trabalho estruturado, até os conceitos iniciais e ideias de design e a sua validação, e finalmente, a implementação desses conceitos através do motor de jogo Godot. Testes de jogabilidade foram também realizados com participantes na faixa etária-alvo do jogo, a fim de avaliar o jogo digital e avaliar a qualidade do design do jogo em termos de apelo visual, interação e objetivos em comparação com o original, e o algoritmo de Geração de Conteúdo Procedimental implementado para promover sua rejogabilidade.
Games are a source of entertainment with the potential to offer interactive experiences on a scale not achievable in other types of mediums. Although there are many forms of games, with each offering different types of experiences, all of them share similar characteristics that allow them to be translated into different forms. This work’s aim, is the transmediation of a board game created with the intent of developing computational thinking by promoting self-efficacy and collaboration, into a video game. This transmediation process aims to be faithful to the source material by maintaining the original game’s overall design and goals in mind, whilst simultaneously taking advantage of the digital medium by providing content unique to this medium. Furthermore, the main goal of this paper is to serve as a case study on the types, applications, and potential of Procedural Content Generation as a game design tool. To achieve these goals, a Procedural Content Generation algorithm was incorporated into the digital version of the board game previously mentioned. The original game only provides one set of arena configuration and interactive content, the PCG algorithm aims to change both the arena and interactive content in the digital version in every game session, creating diverse gaming scenarios and increasing the replayability value of the game. Subsequently, the entire development process is detailed, from the initial planning performed to create a structured workflow, to early concepts and design ideas and their validation and finally, the actual implementation of said concepts through the Godot game engine. Gameplay tests were also made with participants in the game’s target audience age range in order to evaluate the digital game and assess the quality of both the game’s design in terms of visual appeal, interaction, and goals in comparison to the original one’s, and the Procedural Content Generation algorithm implemented to promote its replayability.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110508
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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