Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110456
Título: Pedagogia social: a formação do educador social, relações étnico-raciais e currículo
Autor: Neto, João Clemente de Souza
Silva, Marcos Antonio Batista da 
Palavras-chave: Brasil; Pedagogia social; Currículo; Relações étnico-raciais
Data: Abr-2023
Editora: CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria
Projeto: 725402 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Livro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa”
Local de edição ou do evento: Leiria
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ajudar a (re)afirmar os campos de atuação e de formação da Pedagogia Social no contexto brasileiro. O objetivo da Pedagogia Social é potencializar os sujeitos e as comunidades para a convivência humana e para reduzir e/ou erradicar as violações dos direitos de idosos, crianças, mulheres, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, negros e indígenas. No Brasil, a Pedagogia Social atua nas dimensões socioassistencial, socioeducacional, sociopastoral e sociopolítica, as quais buscam inserir o excluído no processo de libertação (Souza Neto et al., 2022). A complexidade da Pedagogia Social está nas questões sociais e no processo de aprendizagem. Pela perspectiva das reflexões de Paulo Freire, Dussel, Vygotsky e Gramsci, é a partir do social que tendem a emergir novas pedagogias. Os pressupostos freirianos abrem caminhos para a compreensão do outro e da relação entre Ética e Educação, a partir da ótica dos descamisados e daqueles que se encontram em situação de múltiplas privações de direitos. Compreendemos que é fundamental que a Pedagogia Social aprofunde o debate sobre o antirracismo no campo educacional, tendo em vista que o racismo descontrói o tecido social fundado na prática da justiça. Acreditamos que o desafio que enfrentamos é tensionar o campo educacional a repensar seu currículo e epistemologias. Ilustramos este debate com uma análise do currículo do “Curso Internacional de Especialização em Pedagogia Social”, da Universidade de São Paulo (USP) no Brasil (formação especializada a profissionais que procuram na Pedagogia Social novas perspectivas para o trabalho socioeducativo). Assim perguntamos: se e como este curso tem introduzido o debate étnico-racial no currículo. Nossas análises mostram de um lado, que a discussão sobre a temática perpassa o currículo de forma transversal, via diversidade. Por outro, não há disciplinas, cujo os títulos contemplem descritores como por exemplo, “raça”, racismo, antirracismo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/110456
ISBN: 978-989-8797-96-4
DOI: 10.25766/d6g0-b749
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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